Que mulher não gosta de pintar as ''madeixas'' de vez em quando, seja para cobrir os cabelos brancos ou para mudar o visual?
Vou ensinar o passo-a-passo para fazer a coloração em casa. Sai mais barato e ocupa menos tempo.
Antes de começar, quero explicar algumas coisas sobre tinta, ok?
É importante saber comprar a tinta ou tonalizante certo para seu tipo de cabelo. Os tonalizantes são ideais para pintar os cabelos a curto prazo, pois na medida em que vai se lavando os cabelos, a tonalidade da cor desbota. Por isso, é legal descolorí-los para ''pegar'' melhor o pigmento. Após o uso da água oxigenada para descolorir e aplicar o pigmento, o ideal é hidratar os cabelos no período de 15 dias porque a tendência é desbotar a cor, ressecar os fios e danificados (pontas duplas, cabelos quebradiços e etc).
Já, a tinta que contém amônia na coloração, deve-se descobrir qual a melhor para seus cabelos. Pois cada cabelo possui um PH diferente e portanto, é de sua escolha descolorir ou não antes de aplicar a coloração.
Um exemplo são os meus cabelos, eu nunca pintei sem descolorir, seja para fazer mexas californianas ou pintá-los inteiros. Meus cabelos são grossos e volumosos, portanto eu preciso descolorir para que a cor fique por mais tempo. Eu também não costumo usar os produtos que vêm na caixa das tintas. O sachê de creme que vêm na caixa para o uso de ''antes da coloração'' eu não uso porque isso vai evitar que a cor penetre nos fios. E, o ''Creme pós-coloração'' eu costumo usar 1 semana após.
Observe sempre no verso da caixinha da tintura as cores que provavelmente irá ficar. Compare a cor natural do seu cabelo para ter uma prévia de como ficaria sua cor, para depois não se arrepender.
Por exemplo: Meu tom de cabelo natural é louro escuro e quero pintar de vermelho cereja, a tend~encia é que o resultado fique um vermelho escuro.
Agora, sem mais delongas..huahsuhaus!
O passo-a-passo:
Você vai precisar de:
· Potinho: para misturar as tintas
· Capa de plástico: para cobrir os ombros
· Hidratante: nas orelhas, pescoço e testa para não manchar
· Pente: próprio para tintura
· Luvas: de plástico ou de borracha para não manchar unhas e mãos
· Toalha velha: para colocar embaixo da capa de plástico
· Piranhas: para separar as mechas dos cabelos
1. Com os cabelos secos, desembarace os fios. Com o pente, divida os cabelos ao meio e faça dois rabinhos, um de cada lado.
2. Divida cada um dos rabinhos em duas partes. Você ficará com o cabelo dividido em quatro partes iguais, duas na frente e duas atrás.
3. Em cada uma das quatro partes, separe várias mechinhas de cabelo com cerca de 2 cm de espessura. Prenda-as com piranhas.
4. Com um pincel largo, aplique a tinta nas mechas da região da franja para trás. Comece pela raiz e vá para as pontas de cada mecha.
5. Quando todas as mechas estiverem lambuzadas, faça uma massagem com as mãos para espalhar o produto.
6. Espere o tempo de pausa indicado na embalagem pelo fabricante. Em geral, é de 40 minutos.
Veja um vídeo explicativo: https://www.youtube.com/watch?v=_tqOEZb5sNY