sábado, 26 de abril de 2014

Guia prático de Perfumaria parte 2

Família Olfativa

As famílias olfativas permitem classificar os perfumes de acordo com sua característica olfativa principal. Originadas de um conjunto de matérias-primas (flores, madeiras, aromáticos, cítricos, etc.) ou de um acorde tradicional (oriental, chipre), elas podem ser femininas, masculinas ou mistas. Cítrica, floral, aromática, amadeirada, oriental, chipre... Explore a grande variedade dos temas olfativos da perfumaria e dos perfumes associados a eles.

Definição das famílias olfativas:

Cítrica - Sua principal características é o frescor. Apresenta notas de frutas cítricas como a laranja, a lima, mandarina, bergamota, entre outros. E também notas aromáticas como a lavanda e o alecrim. Transmite a sensação de limpeza pós-banho. 
Indicação: Uso em qualquer hora do dia.

Floral - Sua principal característica é a feminilidade. Apresenta bouquet de flores com rosas, lírios, jasmins, entre outras., podendo ser mais opulentas, delicadas ou refrescantes.
Indicação: Uso em qualquer hora do dia e/ou da noite.

Frutal - Sua principal característica é a luminosidade. Apresenta combinações de frutas como maçã, pêra, damasco, abacaxi, e outras com toques florais.
Indicação: Uso a qualquer hora do dia e/ou da noite.

Fougére - Sua principal característica é a leveza. O fougére combina com notas cítricas com madeiras transparentes, lavanda, violeta e musgo de carvalho. 
Indicação: Uso em qualquer hora do dia e/ou da noite ou em momentos especiais.

Madeira - Sua principal característica é  tradição, a força. Apresenta combinações de notas de madeiras como sândalo, cedro e vetiver e o calor de especiarias e âmbar.
Indicação: Uso em qualquer hora do dia, da noite ou em momentos especiais.

Chypre - Sua principal característica é a sofisticação. É o resultado da composição de notas cítricas com amadeiradas (principalmente o patchioulli), musgo de  carvalho e âmbar.
Indicação: Uso em qualquer hora do dia e da noite ou em momentos especiais.

Oriental - Sua principal característica é a sensualidade. Apresenta notas gourmands, quentes e adocicadas como baunilha, caramelo e chocolate, e especiarias como cravo, canela e mirra.
Indicação: Uso em qualquer hora do dia ou da noite e em momentos especiais.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Guia prático de Perfumaria Parte 1

A composição de um perfume

O perfume é composto, basicamente, por óleo essencial, àlcool/água. Para criar um perfume é preciso combinar várias substâncias (aromáticas, sintéticas ou naturais) em harmonia, como acontece com as notas musicais.

PIRÂMIDE OLFATIVA

Um perfume é composto por três fases ou grupo de notas olfativas:

Notas de Saída: Esta fase dura até 2hs - São a primeira impressão que se tem da fragrância. Formada por notas mais leves e voláteis.

Notas de Corpo: Esta fase dura até 4hs - São a alma e a personalidade da fragrância. Formadas por notas mais encorpadas.

Notas de Fundo: Esta fase dura 8hs ou mais - São as notas mais pesadas de uma fragrância. Responsáveis pela substantividade e durabilidade do perfume.

FIXAÇÃO

Nenhum perfume possui o ingrediente chamado ''fixador''. A permanência de uma fragrância na pele depende de alguns fatores:

1º) A concentração da fragrância: Um produto pode ter 3% a 30% de concentração do óleo essencial. Quanto maior a dosagem da fragrância, mais tempo ela permanece na pele.

2º) Característica dos ingredientes: Algumas matérias-primas são mais voláteis e evaporam com mais facilidade e rapidez, como as notas cítricas. Já as notas amadeiradas são menos voláteis e, por isso, compõem as notas de fundo do perfume.

3º) Fixação diferente em cada pessoa: Cada pessoa tem hábitos e característica próprias como a oleosidade e acidez da pele, costumes alimentares, higiênicos e o uso de medicamentos. Todos eles interferem na permanência do perfume na pele, que varia de pessoa para pessoa.

4º) A falsa impressão de que os perfumes se tornam ''mais fracos'': Os perfumes NÃO se tornam mais fracos num curto espaço de tempo. O que acontece é que o nariz acostuma-se com a fragrância e, por isso, temos a impressão de que ela está mais fraca. Chamamos essa sensação de ''saturação olfativa'' ou ''acomodação olfativa''.