segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Amigo secreto

O fim de ano é tempo de reuniar a família e confraternizar.
Cada membro da família leva um prato que faz sucesso em toda o fim de ano.
Cada família tem suas tradições que conservam ano após ano.
Eu acho muito legal ter um ''pretexto'' para reunir a família e comemorar.
E..uma das brincadeiras favoritas nas festas de fim de ano, seja no trabalho entre colegas, seja em casa com a família, é o Amigo Secreto. Tradição confirmada e bem aceita em todos os tipos de família, seja ela cristã ou não.
Em todo o ano a criatividade para ''melhorar'' e deixar a brincadeira mais divertida. Pessoas sorteiam animais ao invés de um amigo humano..rsrs!
Mas, tudo é feito pela diversão, não importando o valor do presente.

Origem da brincadeira:

Acredita-se que a brincadeira venha dos povos nórdicos. Amigo secreto - Um ritual nórdico. Esperavam o amanhecer para trocar presentes e nesta troca diziam: Que você jamais esqueça dos deuses sobre nós. E o presente trocado é para eternizar o pacto. Porém, é também uma brincadeira de costumes e tradições de povos pagãos. A brincadeira se popularizou no ano de 1929, em plena depressão onde não tinha dinheiro para comprar presentes para todos se fazia a brincadeira para que todos pudessem sair com presentes.

A brincadeira:

A brincadeira ocorre da seguinte forma: Cada participante tira um papel com o nome de outro participante, e não deve contar a ninguém quem é.
No dia da brincadeira, através de dicas, os outros tentam adivinhar, quem é. Quando isso ocorre, há troca de presentes. Quem recebe o presente é o próximo que dá as dicas, e assim sucessivamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário