Fique atenta à qualidade dos produtos. Vale a pena investir um pouquinho mais para manter seus cabelos saudáveis.
O fundamental para evitar problemas como queda, seborréia, oleosidade, calvície e caspa é saber cuidar dos fios e saber qual o ciclo de vida dos cabelos.
Os especialistas dividem os cabelos em três tipos: normais, oleosos e secos.
Cabelos Normais
Macios, com brilho e volume adequados. Não ressecam com facilidade, nem apresentam excesso de oleosidade. Fáceis de pentear e não necessitam ser lavados com muita freqüência. O couro cabeludo costuma estar limpo, e as glândulas sebáceas produzem apenas a gordura necessária para a alimentação dos cabelos. Sendo assim, basta lavar a cabeça com um xampu suave e ter o cuidado de proteger o cabelo de fatores externos como o sol ou o vento.Hidratação: A hidratação pode ser feita a cada 15 dias para manter o brilho e a vitalidade.
Receita caseira: Iogurte com manga
- Bata no liquidificador um copo de iogurte integral sem sabor e ½ manga.
- Acrescente uma colher de óleo de oliva.
- Passe o creme nos cabelos e deixe agir por 20 minutos.
- Lave normalmente.
Cabelos Oleosos
Quem possui cabelos oleosos já não tem tanta sorte, já que as glândulas sebáceas têm uma produção acima do que seria necessário. Resultado: a gordura faz com que o cabelo, que geralmente já é fino, perca ainda mais o volume. Para manter a boa aparência são precisos cuidados diários. A lavagem é uma das principais medidas terapêuticas, uma vez que quando o couro cabeludo está sujo, impede que os folículos pilosos e as glândulas sebáceas funcionem de forma eficaz. Por isso os cabelos devem ser lavados diariamente. Procure utilizar xampus específicos para cabelos oleosos.
Hidratação: A hidratação pode ser feita uma vez ao mês.
Receita caseira: Espinafre com Alecrim
- Bata no liquidificador um maço de espinafre cozido, com dois galhos de alecrim.
- Em seguida coe e passe o líquido nos cabelos.
- Deixe agir 30 minutos e lave normalmente.
Dicas para Cabelos Oleosos
Cuidados com Cabelos Oleosos
Existem alguns cuidados que ajudam a controlar a oleosidade do cabelo. Com algumas poucas mudanças de hábitos, você já poderá notar melhoras.
- Procure manter os cabelos sempre soltos, evitando o uso de boinas, lenços, toucas ou chapéus que possam impedir a ventilação do couro cabeludo.
- Não passe as mãos ou escove muito os cabelos. Evite também massagens no couro cabeludo. Esses são hábitos que estimulam a produção de óleo.
- Lave os cabelos diariamente: limpeza é fundamental.
Use xampus adstringentes, com pH neutro ou os específicos para cabelos oleosos. O ideal é alternar.
- Use xampu anti-resíduo ou esfoliante capilar uma vez por semana.
- Ao passar máscaras hidratantes, condicionadores e leave-in, passe sempre da metade da raiz até as pontas: jamais passe no couro cabeludo.
- Evite água quente, pois a alta temperatura resseca os cabelos e, por isso, estimula a produção de mais oleosidade.
O ideal é usar um produto que cuide da raiz ao fio de cabelo contribuindo na desobstrução de pequenas partículas de gordura acumuladas no folículo piloso, e que nutra adequadamente o bulbo capilar. A formulação dos xampus deve proporcionar limpeza sem agressão à estrutura dos fios dos cabelos oleosos.Causas da Oleosidade
A causa desse problema é de ordem genética, mas alterações hormonais e estresse podem agravar o problema. A oleosidade se dá pela produção de glândulas sebáceas que normalmente entram em hiperatividade por alguma disfunção endócrina ou até mesmo por um processo de atividade exacerbada por fatores genéticos.Tratamento
Para se livrar desse incômodo constante e diário, o recomendado é procurar uma clínica especializada em tratamento capilar para que o terapeuta possa analisar o couro cabeludo. A oleosidade excessiva, quando genética, não tem cura: por isso é recomendado um tratamento para controlá-la.No mundo da cosmética já existem xampus e loções indicados especificamente para esse tipo de cabelo. Eles removem os resíduos sem ressecar tanto os fios. Xampus anti-caspa também ajudam e, se o caso for grave, o dermatologista pode indicar também medicamentos via oral.
Cabelos Secos ou Ressecados
Assim como os cabelos oleosos, os secos também demandam uma certa atenção de quem os possui. A sua principal característica é a de serem baços e com pontas espetadas por todos os lados. Neste caso, o que ocorre é que a gordura produzida não é suficiente para deixar os cabelos devidamente hidratados. Eles são volumosos e difíceis de pentear ou desembaraçar; frágeis e sem brilho, são ásperos ao toque. Não os lave todos os dias e hidrate-os à vontade.Hidratação: A hidratação pode ser feita uma vez por semana para manter a lubrificação dos fios.
Receita caseira: Abacate e leite de coco
- Bata no liquidificador meio abacate e acrescente ½ xícara de leite de coco.
- Passe a mistura nos cabelos e deixe agir por 20 minutos.
- Lave normalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário