O termo também se refere a infecção bacteriana do subcutâneo, geralmente por estafilo aureus coagulase positivo (S. aureus). que é caracterizado por uma área eritematosa de bordos mal definidos, dolorosa, levemente edemaciada. Seu tratamento é farmacológico (com penicilinas penicilinases-resistentes)
A celulite aparece principalmente na região dos glúteos, coxa, abdómen, nuca e braços.
Causas da celulite
O aparecimento da celulite depende de vários factores:
- Predisposição genética familiar,
- Factores hormonais,
- Alimentação
- Vida sedentária.
- má circulação sanguínea
Mesmo que seja considerada uma doença de pouca implicação clínica, sendo que alguns médicos nem sequer a consideram como uma doença, a celulite traz grandes preocupações estéticas às mulheres, muitas vezes levando a constrangimentos quando são usados trajes curtos ou de banho.
O médico que realiza a avaliação da celulite é geralmente o dermatologista. O diagnóstico da celulite é dividido em graus:
- Grau 0: Sem ondulações ou irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado, mas ao pinçar a região surgem as ondulações, mas não covinhas ou depressões.
- Grau 1: Sem ondulações e irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado, mas ao pinçar a região surgem as ondulações e também covinhas e depressões.
- Grau 2: Ondulações, rugosidades, depressões e covas espontaneamente se fica de pé, mas não deitada.
- Grau 3: Ondulações, rugosidades e covinhas estão presentes mesmo deitado.
Tratamento da celulite
Diversas formas de tratamento são propagandeadas como eficazes para a celulite, mas poucas apresentam resultados consistentes e com base científica. Dentre os tratamentos considerados eficazes estão:
- Redução de peso por meio de alimentação saudável e vida ativa.
- Terapias com lasers, acupuntura, radio-frequência e infravermelho. Em conjunto ou separadamente estes tratamentos mostraram-se efetivos contra a celulite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário