terça-feira, 19 de junho de 2012

Jeans: Paixão Mundial

Nós não pedemos negar que o jeans está em todos os lugares, este tecido nunca sai de moda e é idolatrado por todo o mundo, não importanto o sexo. Mulheres e homens fazem o uso do jeans, seja em forma de jaquetas, calças, trech coats, vestidos, saias, bolsas e sapatos, acessórios e outros.  Vamos entender de onde surgiu essa ''mania de jeans'' passando pela história e conhecendo quem confeccionou a primeira calça jeans que faz parte de nossas vidas até hoje.

História do Jeans:

Tudo começou em meados do século XIX, nos Estados Unidos, quando os imigrantes Levi Strauss (da Alemanha) e Jacob Davis (da Letônia) resolveram transformar em roupa a lona que era usada na cobertura de barracas. Segundo o livro Dicionário da Moda, de Marco Sabino, foi assim que nasceram as primeiras calças jeans - que no início foram adotadas pelos mineradores do Oeste americano e eram de cor marrom. Foi de Davis a idéia de colocar rebites de cobres para reforçar as calças que fabricava, usando tecido fornecido pelo comerciante Levi Strauss. Strauss foi quem registrou a invenção da peça que, logo, começou a ser produzida com brim azul, sob a marca Levi's. Em 1890, a Levi's criou seu modelo mais famoso, a calça 501.
O nome "jeans" passou a ser usado na década de 1940, nos Estados Unidos, para designar calças de brim índigo blue, que nesse momento já dava os primeiros passos para virar uniforme da juventude. O termo é uma corruptela do francês Gênes (Gênova), cidade portuária italiana onde os marinheiros usavam calças de sarja grossa proveniente de Nîmes - outro nome que sofreu alteração para dar origem ao termo denim, que virou sinônimo de tecido para fazer calça jeans.
Na década de 1950, o jeans era usado pela juventude rebelde americana, influenciando o mundo todo. A produção estava a cargo das marcas Lee e Wrangler, além da Levi's. No Brasil, a São Paulo Alpargatas foi a pioneira a fabricar as chamadas calças de brim Far-West, uma versão do jeans americano.

Os vais e vêns da moda jeans:

Modelos de calças jeans foram surgindo conforme o tempo e a moda vai repaginando os estilos que fizeram época. Alguns anos atrás a calça-boca-de-sino, ou mais conhecida hoje como pantalona, que era moda nos anos 60 havia voltado com tudo, esse estilo de calça havia sido repáginada e foi sido remodelada a cada vai e volta da moda.
As calças retas vieram logo depois e foram repaginadas com novas lavagens e novas cores, mais claras e mais escuras.
E, agora as calças bocas-de-sino estão voltando novamente com outra ''cara''.

Com o tempo, vários outros estilos de calças foram aparecendo. Vamos conferi-los:
Tradicional: o certinho, com os cinco bolsos tradicionais, a cintura está no lugar certo e a barra vai afunilando num corte reto até terminar numa boca discreta.
Slin Fit: jeans coladinho, de cintura baixa, que deixa marcado o quadril e valoriza o bumbum. Seu corte afunilado marca a silhueta e ajuda a esconder as gordurinhas sobressalentes.
Semibaggy: jeans mais feminino, para quem tem cinturinha fina e quadril de Carla Perez. Não está mais em alta.
Cigarrete: também apertadinho, pode entrar tecidos como a Lycra, que confere uma textura diferente e uma aderência ainda maior, sem ser muito longa.
Oversized: é o jeans do "folgado", tem formas "tamanho-gigante", mas podem ser apertados na cintura e na boca. Algumas versões abusam dos bolsos. Preferido dos skatistas.
Saruel: modelagem das calças em que o cavalo se desloca para baixo, ficando quase nos joelhos.
Skinny: também chamada de thight fit ou slim fit (caimento justo, apertado… ). Com cintura baixa, marca bem os quadris e tem as pernas justas, com corte afunilado ou reto. Skinny quer dizer muito magro “pele-e-osso” no bom e velho português. E, na verdade, a calça é quase uma segunda pele mesmo, quase uma legging, só que de jeans ou outra variável elástica dele.
Boot Cut: Justa até os joelhos e levemente mais larga até a barra. Veste bem mulheres de qualquer formato e em cores escuras favorecem muito as baixinhas. Em modelagens mais soltas no corpo e em tecidos firmes vestem bem as cheinhas.
Clochard (estilo boyfriend): Largas, franzidas por cinto e com cintura alta, não vestem bem as mulheres de quadris volumosos, muito busto e nem as baixinhas.
Calças sahariennes (Sarouel, Jodpurs): são calças com muito tecido entre as pernas. De origem marroquina, esse tipo de calça possui o gancho baixo e a perna ajustada. Por formar volume nos quadris, é perfeito para as mais altas e magrinhas ou de quadris pequenos e principalmente muito estilo.
Calça Pantalona: a largura das pernas é bem mais ampla que a reta. Começa mais estreita em cima e vai abrindo na forma de um A, até a barra. Todas as mulheres podem usar, as mais baixas devem evitar modelos de tons claros e com pernas muito largas.

Dicas de qual jeans é melhor para seu biótipo:

Para disfarçar a barriguinha: prefira o jeans stretch (o stretch deixa o jeans mais justo ao corpo e também aparece com frequência em lingeries e roupas de praia com cintura mais alta). É importante combinar com a blusa um pouco mais larguinha pra não apertar na bainha. Aumentar o bumbum: escolha uma calça com bolsos trabalhados. Desenhos, miçangas e tachas são opções. Peças folgadas e escuras também aumentam o volume.
Disfarçar quadril largo: a saída perfeita para disfarçar o quadril é a calça boyfriend, que está super na moda. Ela cria a impressão de que o volume é do próprio jeans. As calças de cós mais baixo ajudam a criar uma silhueta mais bonita.
Para as baixinhas: para as mulheres baixinhas, o jeans deve ter cintura alta e ajustada ao corpo. Opte por um modelo mais clean, sem muitos detalhes.
Pernas compridas: para disfarçar a perna comprida, jeans com barra dobrada. E os de boca larga deixam a silhueta ainda mais alongada.
Coxas grossas: para quem tem coxa grossa, o ideal é evitar jeans como stretch e cigarrette. Para disfarçar o volume, prefira as calças com corte reto e sem muitos bolsos.

Peças-chaves em jeans:
Eu já havia postado uma matéria sobre camisas, elas são peças que combinam com tudo. Com o jeans não é diferente. A camisa jeans faz sucesso até hoje nas passarelas do mundo. Então, que tal ter uma camisa e jeans mais leve para complementar seu visual?
Essa peça custa mais cara, mas como havia dito no posta das camisas, ela vale por muitas. O legal da camisa jeans é que você pode usa-la em cima de outra camisa, fazendo uma sobreposição bem legal para esse inverno.

A jaqueta jeans é super versátil e é outra peça que vai ser impossível sair de moda. Tenha pelo menos uma em seu armário, tanto a azul mais clara ou mais escura quanto a preta com lavagem são apostas para esse inverno. Fique antenada!!









O short é uma peça que pode ser usada tanto no verão, quanto no inverno. Aposte nas meias-calças coloridas para dar uma ar alegre em suas produções e abuse do short até mesmo no inverno. Combine com um salto alto da mesma cor da meia, truque que dá impressão de estar com as pernas mais alongadas. Você pode errematar seu look com um sobretudo do mesmo jeans.


Bem, vou me despedindo!
Espero que tenham gostado da matéria, pois esse tecido é de grande valia para o mundo da moda.
Grandes beijos e até o proximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário