sábado, 13 de julho de 2013

Vegetarianismo

Olá amigas. Tudo bem?
Concerteza vocês devem estar perguntando porquê a Rosi resolveu postar sobre vegetarianismo. ''Acalme o coração!''
Para quem não sabe Vegetarianismo é o ato de não comer carne, ou seja, a pessoa que não come carne deve substituir a carne por outros alimentos como, a ingestão de frutas, verduras e legumes - além de grãos como feijões e arroz - e ainda, fibras como aveia, granola e afins.
Eu, como sua blogueira, irei relatar um fato marcante em minha vida. Estou melhorando minha alimentação aderindo-me a este grupo de vegetarianos por todo o mundo. Cada qual tem um motivo para não consumir carne, seja ela vermelha ou branca.
O meu motivo principal é que, desde criança sempre tive problemas de costipação (ou prisão de ventre, como preferir) e creio é a carne é um alimento pesado para o intestino. Pesquisas comprovam que a carne ingerida pelo corpo ddemora aproximadamente 2 horas para ser completamente ''quebrada'' pelo organismo. Então, este pode ser o motivo principal da prisão de ventre. Outro motivo é o fato de eu amar os animais e seria um desrespeito comê-los - seja que animal for. Você concerteza não comeria seu gato ou cachorro, não é mesmo? Porque você o ama e o quer muito bem, geralmente como se fosse da familia. Posso estar sendo ''taxada'' de idiota, mas pare para pensar. Hoje estão comendo aqui no Sul carne de Capivara que, é um animal em perigo de extinção. Come-se carne de cavalo, carne de búfalo, carne de cobra e etc. Daqui a pouco tempo até mesmo o boi, o peixe e o frango (carne consumida á muitos séculos) vão estar em extinção também.
Agora você deve estar pensando: ''Agora ela passou dos limites, ela está radicalizando!'' Quem é vegetariano pensa da mesma forma que eu, então é melhor acostumar-se com todos os tipos de pessoas que se alimentam de acordo com a cadeia alimentar. Eu sou vegetariana. Não sou carnívora, ainda sim respeito-os.
Eu comecei esta ''transição alimentar'' faz mais ou menos 1 mês e me sinto leve, até meu intestino está funcioando muito bem.
Não é fácil iniciar, por isso, recomendo que vai-se tirando a carne do seu cardápio aos poucos. Pois, quem está acostumado a ingerí-los a vida inteira, vai sentir falta no seu organismo.
Pode-se começar substituindo a carne vermelha pela branca. E depois, a carme branca por outros alimentos.
A carne possui Vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6, B12), Zinco, Proteínas e Minerais importantes para o organismo. Mas, podemos substituir por alimentos como ovo, feijão de varios tipos, cereais, leite ou leite de soja, e outros de mesmo valor alimentício.