segunda-feira, 16 de julho de 2012

Água: o néctar da vida

A água é a bebida mais importante que temos, pois nosso corpo é 85% de água e a nosso planeta, 80%. Isso signifca que somos quase feitos deste nutriente. A água tem possui grandes benefícios ao corpo, pois quase todos os sistemas do corpo faz uso dos nutriente da água. Vejamos que nutrientes são esses:

  • Bicarbonato: O bicarbonato mais importante é o bicarbonato de sódio. Devido a sua solubilidade relativamente baixa é um intermediário no processo de obtenção do carbonato, eficaz no combate de doenças estomacais, mais especificamente ao excesso de secreção de ácido clorídrico.
    Indicado para doenças estomacais, gastrite, úlcera gastroduodenais, hepatite e diabetes. Ajuda a digestão.
  • Cálcio: Indicado para o crescimento e a formação dos ossos. Ajuda a consolidar fraturas e tem ação diurética. Ingerir água durante as refeições, previne
    a formação de cálculos renais. O cálcio participa no controle do ritmo cardíaco. O conteúdo de cálcio da Água Mineral Ingá contribui para o bom funcionamento do organismo.
  • Magnésio: Contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso e da contração muscular. Combate a fadiga e aumenta o vigor físico. É também encontrado nos legumes e verduras.
  • Potássio: Indicado na prevenção de problemas estomacais, fadiga, estresse, dificuldade de raciocínio, constituição de fibras cardíacas e desidratação.
  • Sódio: Em baixa concentração repõe e equilibra a perda de água no organismo. Hidrata. Ajuda na transmissão nervosa e contração muscular. Bom para esportistas.
  • Sulfato: Ajuda e eliminar dejetos tóxicos do organismo. Contribui na diluição de cálculos renais. Tem efeito preventivo contra a cristalização de ácido úrico.
  • Fluoreto: Colaboram para a saúde dos dentes e o crescimento. Previne a anemia e reduz a possibilidade de osteoporose.
Água e belezaGenericamente, toda água mineral traz benefícios para a saúde e à beleza. Além de repor energias e favorecer o funcionamento adequado de músculos e nervos, tem efeitos benéficos especialmente para a pele, por hidratar e eliminar as toxinas resultantes da queima das células. Em função disso, há dermatologistas que indicam água mineral também para a higiene do rosto e do corpo (até dos cabelos) assim como para minimizar os efeitos de manchas provocadas pelo sol.

A Sede
É muito importante observar que não se deve esperar pela sede para então consumir água. A sede é um sintoma de desidratação, e que significa que o organismo já está em débito.
Quando a falta de água chega próxima a 1% do peso corporal,desencadeia-se no organismo um sistema de alarme sobre o perigo da desidratação: os rins reduzem drasticamente a produção de urina, ao mesmo tempo em que a água contida no corpo é redistribuída, fluindo para órgãos onde ela é essencial para manter as funções vitais, como o coração, o cérebro e os pulmões.


Água: Conheça a Sua Real Importância Para a Nossa Saúde
"Já vivemos momentos difíceis com racionamento de energia pelos baixos níveis de água nos reservatórios, mas além de gerar energia a água é importantíssima para o nosso organismo. A beleza, saúde, longevidade estão diretamente relacionada com este elemento. Conheça um pouco mais da sua importância."
Nosso corpo é formado por cerca de 70% de água, que são perdidos e repostos constatemente pelo nosso organismo. A reposição é o grande segredo da saúde e da beleza em geral.
Quando a água deixa a pele, ela se desidrata, fica áspera e se torna vulnerável ao processo do envelhecimento. Daí a importância de mantê-la sempre hidratada. Só que a pele não absorve água num simples banho. É preciso um condutor que infiltre e a mantenha nas células.

Água e Dietas - Fator Decisivo
Beba 8 copos de água por dia. Aliás, o ideal são 2 litros. Ou, quanto mais água você beber, mais você emagrece! Será que isto é verdade?
Realmente nosso organismo necessita repor a água perdida diariamente. Eliminamos cerca de dois litros através da urina, do suor e das fezes. Se essa quantidade de líquido não for reposta, entramos num processo de desidratação e intoxicação. E não é só isso: quando ingerimos um alimento, parte dele é absorvido pelo nosso organismo (as proteínas, as gorduras e o açúcar).
Os restos, as toxinas, são eliminados pela urina. O órgão responsável por esse trabalho é o rim. Se ingerirmos pouco líquido, o rim fica sobrecarregado e não têm as condições ideais para realizar esse processo de filtração.
Só que nesse processo perdemos também sais minerais, principalmente potássio e sódio. Então, se por um lado é preciso tomar água para facilitar a filtração pelos rins, por outro, ela não pode ser ingerida em excesso para que a perda de sais minerais não seja grande. Por isso, para repor o líquido perdido diariamente, você pode ingerir água pura, mas não exclusivamente. Tome também refrescos de limão, chás, caldo de carne e leite. Vale lembrar que quando comemos alimentos sólidos também estamos ingerindo líquidos. Durante as dietas de emagrecimento, quando você diminui a quantidade de alimentos ingeridos e queima gorduras (processo que elimina mais água do que o normal), é preciso tomar mais líquidos para não desidratar.
Finalmente, é bom estar alerta para enganos do tipo: sauna emagrece, quanto mais se transpira na ginástica, mais peso perdemos, etc. Se você, ao sair da sauna ou de uma aula de ginástica, se pesar, constatará que realmente seu peso diminuiu. Só que à custa da perda de água, que, quer você queira ou não, será reposta ao ingerir líquidos ou alimentos sólidos. Até porque, se ela não for reposta, você entra num processo de desidratação, sua pele perde o brilho e os seus cabelos também.

Corpo
A água relaxa, energiza, massageia e facilita os exercícios. Não existe nada mais prazeroso que chegar em casa depois de um dia cansativo e entrar numa banheira com água quentinha.
Ou, no extremo oposto, receber um jato frio num dia de muito calor. São benefícios que estão sempre ao nosso alcance. E que podem ser usados de maneira terapêutica. Por exemplo, para começar seu dia com grande animação, experimente depois do seu banho habitual tomar uma ducha fria.
Não precisa ser radical e , no primeiro dia, sofrer um choque térmico. Vá esfriando a água gradativamente dia após dia. Sua pele e músculos ficarão agradecidos e tonificados. Já está comprovado que os tratamentos estéticos feitos com ajuda da água têm efeito garantido e rápido.
As massagens, por exemplo, atingem pele e músculos em profundidade, sem agredir seu corpo. É uma maneira das mais eficientes de dissolver nódulos de gordura. Além disso, a circulação é ativada, oxigenando as células de maneira ideal e desintoxicando os tecidos. Daí esse tipo de massagem ser o mais forte aliado no combate à celulite. Outra ajuda fantástica da água à beleza é a hidroginástica.
Dentro da piscina você é capaz de realizar exercícios inimagináveis. Milagre? não. A água faz com que nosso corpo fique 70% mais leve. Ou seja: se normalmente você consegue fazer 10 abdominais, na piscina você fará 50, com o mesmo esforço. Só que o resultado é condizente com os 50 e não com os 10.

Prisão de ventre: o mal do intestino

Sabe aqueles dias que você acorda com o intestino preso e sente-se inchada o dia todo? Bem, existem várias maneiras de entender como nosso organismo funciona e vou explicar como esse mal acontece.

O que é prisão de ventre?

A prisão de ventre, também chamada de obstipação ou constipação intestinal, é caracterizada pela dificuldade constante ou eventual da evacuação das fezes, que se tornam ressecadas. Esta, não deve ser considerada como uma doença, mas como um sintoma ou efeito de alimentação deficiente, stresse e outros problemas que fazem com que o organismo responda retendo as fezes por um período maior do que o normal. Em crianças a obstipação pode vir acompanhada de outros sintomas, como o escape fecal e encoprese, ou seja, o ato de sujar as roupas íntimas involuntariamente.
Estatisticamente, a prisão de ventre afeta mais as mulheres do que os homens devido a fatores hormonais e, no caso da gestação, pela compressão do útero sobre o intestino.

Os sintomas são:
  • Inchaço na barriga;
  • Cólicas;
  • Fezes duras;
  • Irritabilidade.
Causas:

Há várias possíveis causas para a ocorrência de uma prisão de ventre no indivíduo, já tendo-se apontado até 13.Tomando-se como base o ambiente industrial ocidental atual, as causas mais comuns são má alimentação, tanto no que diz respeito a carência de fibras quanto de líquidos, e influência ativa no ciclo de evacuação, i.e. a ocorrência de postergação do momento de evacuar para não ocorrer a interrupção de algum trabalho ou para se evitar banheiros públicos. A presença de fibras é importante para a evacuação, tendo em vista que sua ausência dificulta o deslocamento dos alimentos pelo intestino, enquanto a água ajuda a manter as fezes mais hidratadas, também facilitando o deslocamento. A falta de atividade física também é contada como possível causa, muito embora não se sabe exatamente o porquê. Outras causas incluem: efeito colateral de algum medicamento, estresse, depressão, doenças relacionadas ao cólon ou a o reto, ansiedade e pouco consumo de frutas e verduras.

O que devemos fazer para amenizar os sintomas?




  • Comer alimentos ricos em fibras, como cereais, frutas frescas e vegetais. As fibras amolecem as fezes de uma forma natural. Alguns tipos de fibras absorvem a água como uma esponja, tornando as fezes mais maleáveis e de fácil evacuação.
  • Aumentar a ingestão de líquidos.
  • Beber chá ou água quente, pois podem estimular o funcionamento do intestino
  • Evitar o estresse.

  • Aliado a essas medidas, podem ser usados também produtos naturais, como chás, ou industrializados, como o leite de magnésia prescrito pelo médico, mas deve-se ter muito cuidado com os laxantes (somente em último caso), pois eles podem causar sérios danos à saúde, a medicação mais recomendada para constipação é o supositório, pois é uma medicação natural com glicerina aplicado via anal. Também deve ser observada a necessidade de se combater a doença e não seus sintomas.

    Não esquecendo que com a ajuda de atividades físicas, melhora o condicionamento do metabolismo e bebendo muita água, pois este é o veículo mais importante para levá-las ao intestino.

    Quais são oa alimentos ricos em fibras?

     

    ALIMENTOS QUANT. DE FIBRAS ALIMENTOS QUANT DE FIBRAS ALIMENTOS QUANT DE FIBRAS
    HORTALIÇAS   FRUTAS   CEREAIS  
    Acelga cozida 1 pires de chá = 2,0g Morango 1 xícara de chá= 3,0g Amido de milho cru 2 colheres  sopa = 1,3g
    Agrião cru 1 pires de chá  = 0,4g Melão ¼ unid = 1,0g Arroz branco cozido ½ xícara de chá= 1,15g
    Alface 3 folhas = 0,9g Melancia 1 xícara chá = 0,4g Arroz integralcozido ½ xícara de chá = 1,7g
    Almeirãocru/cozido 1 xícara chá= 1,5g Suco de mamão ½ xícara chá = 0,8g Aveias flocos crua 2 colheres sopa = 1,9g
    Beringela cozida 3 colheres sopa= 0,7g Suco de laranja ½ xícara chá = 0,5g Aveia flocos cozida 2 colheres sopa = 0,6g
    Brócolis cozido 3 ramos = 1,5g Uva comum 1cachopequeno=0,61g Bolacha água e sal 4 unidades = 2,4g
    Chuchu cozido ½ xícara chá = 0,5g Uva passa 2 colheres sopa = 3,0g Farelo de aveia cru 2 colheres sopa = 1,4g
    Couve cozida ½ xícara chá = 1,0g OLEAGINOSAS   Farelo aveia cozida 2 colheres sopa = 0,9g
    Couve crua 1 xícara de chá  1,01g Amêndoa torrada ½ xícara de chá 2,85g Farinha  aveia crua 2 colheres sopa = 2,0g
    Couve-flor cozida 3 colheres sopa= 1,0g Amendoim salgado ½ xícara de chá  3,0g Farinha  aveia cozida 2 colheres sopa = 0,8g
    Espinafre cozido ½ xícara chá = 0,4g Castanha de caju 15 unidades = 0,16g Farinhacenteio crua 2 colheres sopa = 5,5g
    Palmito - conserva ½ xícara chá = 0,6g Castanha do Pará 10 unidades = 0,69g Farinha milho crua 2 colheres sopa = 0,7g
    Pepino 5 rodelas = 0,4g Noz 15g = 0,24g Farinha de trigo 2 colheres sopa= 0,12g
    Pimentão cru ½ xícara  chá = 0,7g Semente de abóbora 20g = 7,18g Farinhatrigo integral 2 colheres sopa = 0,8g
    Pimentão cozido ½ xícara chá = 1,4g LEGUMINOSAS   Fari mandioca crua 2 colheres sopa = 3,1g
    Repolho cozido ½ xícara  chá = 1,1g Abóbora cozida 1 pires  chá = 2,24g Fécula  batata cozida 2 colheres sopa = 0,6g
    Repolho cru ½ xícara chá= 0,8g Abobrinha cozida 1 unid pequena= 0,8g Farinha de soja 2 colheres sopa = 1,6g
    Tomate cru 1 unid média = 1,0g Beterraba cozida 1 unid média = 1,4g Flocos de arroz 2 colheres sopa = 2,1g
    Vagem cozida ½ xícara  chá = 1,1g Cenoura cruz 1 unid = 0,9g Flocos de milho 1 xícara de chá = 2,1g
    FRUTAS   Cará 1 unid = 3,9g Fubá de milho cozido 2 colheres sopa= 1,18g
    Abacate 2 colheres sopa= 0,1g Cenoura cozida 1 unidade = 1,2g Germe de trigo 2 colheres sopa = 4,9g
    Abacaxi 1 fatia média = 1,1g Inhame cozido 1 unidade = 1,2g Macarrão 1 prato raso= 2,0g
    Ameixa fresca 1 unidade média  0,2g Mandioca cozida ½ xícara cha = 2,2g Macarrão integral 1 prato raso = 2,2g
    Ameixa preta fresca 4 unidades = 0,51 Mandioquinha 1 unidade = 2,51g Milho de canjica ½ xícara chá = 3,7g
    Banana 1 unid média= 2,49g Nabo cozido 3 colheres sopa = 0,5g Milhoverde enlatado ½ xícara de  chá = 2,0g
    Caqui 1 unid média= 2,49g Rabanete cozido 2 unidades = 0,35g Pão francês 1 unidade = 3,1g
    Coco ralado fresco 2 colheressopa  1,11g Broto de feijão ½ xícara de chá = 0,3g Pão de forma 1 fatia = 0,9g
    Figo 1 unid média= 0,72g Ervilha seca ½ xícara de chá = 2,0g Pão italiano 1 fatia grande = 0,13g
    Figo seco 4 unidades = 2,4g Ervilha enlatada 2 colheres sopa = 1,8g Pão centeio 1 fatia = 1,8g
    Goiaba com casca 1 unid média= 5,04g Feijão carioca cozido 1 concha = 7,22 Pão integral 1 fatia = 1,8g
    Laranja - bagaço 1 unid média = 2,6g Feijão mulaTo cozido 1 concha = 3,9 Pão diet 1 fatia = 1,9g
    Maçã com casca 1 unid média = 3,5g Feijão branco cozido ½ xícara de chá = 2,8g Pão de milho 1 fatia = 1,4g
    Mamão papaya ½ unidade = 0,85g Feijão roxinho cozido 1 concha = 4,79g Pipoca 1 xícara de chá = 2,0g
    Manga 1 unid média = 0,7g Feijão fradinho 1 concha = 3,44g Biscoito de polvilho 1 xícara de chá = 0,92g
    Pêra 1 unid média = 2,5g Feijão preto cozido 1 concha= 5,38g Pinhão ½ xícara chá = 3,49g
    Pêssego 1 unid média = 0,56g Grão de bico ½ xícara de chá = 2,6g Trigo de quibe 2 colheres sopa = 5,2g
    Tangerina 1 unid média = 0,5g Lentilha cozida ½ concha = 5,8g Soja cozida 1 colher de sopa = 1,4g



    Algumas orientaçãos nutricionais:
    • Coma mais frutas, legumes e verduras, de preferência com casca, crus e frescos;
    • Iorgute com lactobacilos vivos ajudam a desenvolver uma flora intestinal saudável;
    • Procure usar pao, massas e cereais integrais, pois eles são ricos em fibras que dão volume ás fezes;
    • Faça exercícios, eles ajudam no trabalho do intestino;
    • Evite alimentos como carne vermelha, queijo, açucar, goiabada, jabuticaba, pão branco e refrigerantes, pois eles pode provocar prisão de ventre;
    • Experimente acrescentar no seu cardápio diariamente farelo de trigo ou arroz, frutas secas, linhaça, aveia, laranja, ameixa seca, mamão e feijão pois são boas fontes de fibras;
    • Beba em torno de 2 litros de água (aproximadamente 8 copos) ao dia para hidratar o bolo fecal, evitando o ressecamento das fezes;
    • Eduque o intestino: A melhor maneira é estabelecer um horário para ir ao banheiro e não ficar ''prendendo'' as fezes quando der vontade;
    • Evite os laxantes, mesmo os ditos ''naturais'' são extremanmente perigosos, pois eles podem viciar o intestino e deixá-lo mais preguiçoso, além de provocar diarréia  prejudicar a absorção de várias vitaminas.