segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Momento literário: ''Diário de um Banana''

Quando temos o 1º contato com este livro, concerteza pensamos: ''Este livro é para criancinhas!'' ou ''Só tem figuras''. Mas, quem leu de verdade pode ter se lembrado de alguns momentos engraçados ou constrangedores da época de escola. Quem nunca teve um amigo ''sem noção'' nesta época ou passou por situações de constrangimento com seu irmão mais novo te chamando de ''mamão'' ao invés de irmão..rsrs!
Quem nunca teve que lidar com o ''dia da foto para o anuário da escola''?
Essas e outras situações estão neste livro.
Que tal ler e se aventurar no passado? Concerteza será uma viajem e tanto.


O autor:
Jeffrey Patrick Kinney (nascido em 19 de fevereiro de 1971) é um apostador de designer e autor de livros infantis, incluindo o Diário de uma série de livros Wimpy Kid.
Kinney trabalha em tempo integral como um desenvolvedor e designer de jogos online. Segundo o seu site, ele também criou o garoto-friendly Poptropica site. Kinney cresceu em Estados Unidos Fort Washington, Maryland, e frequentou a Universidade de Maryland em College Park, no início de 1990. Foi na faculdade que Kinney criou a popular comic strip Igdoof que decorreu no jornal do campus, o Diamondback. Enquanto estava lá, ele sabia que queria ser cartunista. No entanto, Kinney foi bem sucedido na obtenção de seus quadrinhos sindicados após a faculdade, e em 1998, ele começou a escrever suas idéias, que acabaria por se tornar Diary of a Wimpy Kid. Diary of a Wimpy Kid foi lançado em abril de 2007. Um filme live-action está atualmente em pré-produção e deverá ser lançado em 2 de abril de 2010 pela Twentieth Century Fox. Até o momento, quatro livros Wimpy Kid foram libertados, incluindo um do-it-yourself livro. Pelo menos dois livros adicionais estão planejados para ser liberado e, possivelmente, como muitos como quatro e além de seus livros.



A obra:

Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos mais altos, mais malvados e que já se barbeiam.
Em Diário de um Banana, Greg nos conta as desventuras de sua vida escolar. Em busca de um pouco de popularidade (e também de um pouco de proteção), o garoto se envolve em uma série de situações que procura resolver de uma maneira muito particular.


Sinopses:
1) Em “Diário de um banana”, o autor e ilustrador Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável. Como Greg diz em seu diário: “ Só não espere que eu seja todo ‘Querido diário’ isso, ‘Querido diário’ aquilo.” Para nossa sorte, o que Greg Heffley diz que fará e o que ele realmente faz são duas coisas bem diferentes..
2) ''Diário de um Banana: Rodrick é o cara'', neste novo livro Greg continua se metendo em confusão. Só que desta vez as coisas pioram: Rodrick, seu irmão, sabe de um incidente que Greg quer manter em sigilo. Mas segredos são difíceis de serem guardados… especialmente quando há um diário envolvido.
3) Em ''Diário de um banana: A gota d'água'', Greg não toma jeito mesmo. E a cada dia se envolve em mais confusão. O difícil é fazer seu pai engolir esse “talento” de Greg para se meter em situações embaraçosas. Ele já está por aqui com o garoto. E para botar algum juízo na cabeça dele, Frank Heffley tenta de tudo um pouco. É claro que Greg sempre encontra uma maneira de estragar tudo. Até que seu pai faz uma grande ameaça e as coisas mudam de figura. Qual será a gota d´água que vai fazer a paciência de Frank transbordar de vez?
4) ''Diário de um banana: Dias de cão'': Férias de verão – o tempo está lindo, e toda a garotada está se divertindo ao ar livre. Onde está Greg Heffley? Dentro de sua casa, jogando videogame com as cortinas fechadas. Greg, um “caseiro” assumido, está vivendo sua derradeira fantasia de verão: nada de responsabilidades e regras. Mas sua mãe tem uma visão diferente para um verão ideal… muitas atividades fora de casa e “união de família”.
5) ''Diário de um banana: A verdade nua e crua'', Greg é um garoto comum de 11 anos que vai à escola e enfrenta os desafios da pré-adolescência como milhões de outros. O que o torna tão especial é a vontade de dividir essas experiências com todo mundo, para o caso de tornar-se rico e famoso quando crescer. E é por isso que ele escreve um diário – ou Livro de Memórias. No quinto volume da série, Greg Heffley, o Garoto Banana, se vê diante de novos desafios e vai ter de se superar para dar conta de todos eles. Logo ele, que sempre teve tanta pressa para crescer, começa a se questionar se vale mesmo a pena ingressar tão rápido no ‘mundo adulto’. De uma hora para outra, ele tem de encarar as tão desejadas – e temidas – festas para garotos e garotas, o aumento das responsabilidades em casa e na escola e – horror dos horrores – as mudanças em seu próprio corpo.
6) ''Diário de um banana: Casa dos horrores'', Mais uma vez, Greg Heffley entrou numa fria. Melhor dizendo: numa gelada. O muro da escola foi pichado e ele é o principal suspeito. Mas Greg é inocente... ou quase isso. A polícia está atrás dele, porém uma nevasca inesperada impede os Heffley de sair de casa. Greg ganha tempo, mas sabe que, quando o gelo derreter, terá de encarar a dura realidade. Pensando bem, talvez seja muito melhor passar o resto da vida atrás das grades do que preso com a família dentro de casa durante todo o inverno.
7) ''Diário de um banana: o livro do filme''..Que nada dá certo para Greg Heffley todo mundo já sabe mas, o que ninguém sabe é como ele foi parar em um filme. Em Diário de um Banana: O livro do Filme, o autor Jeff Kinney nos conta tudo o que rolou para que o personagem mais querido dos livros fosse para as telonas. A escolha do elenco, a locação das filmagens, o processo de produção e mais curiosidades de bastidores são contados de forma descontraída e leve, assim como nos livros da série. Afinal, até um Banana pode virar uma estrela de Hollywood.




Capa do filme

domingo, 1 de dezembro de 2013

Museu Ininerante Egípcio



Olá Pessoal!
Tenho uma dica muito legal de ''passeio'' para quem está em Porto Alegre e curte a cultura de outros países.
Que tal conhecer a Cultura Egípcia com demonstrações de som e luz?
Pois essa é uma das atrações no Museu Itinerante Egípcio.
Aqui no RS o museu está no Shopping Wallig de 26 de abril a 9 de junho.

Além do conhecimento da cultura do Egito, o museu ainda disponibiliza de um bazar com produtos da cultura Egípcia como, roupas, lenços, miniaturas dos Deuses e Deusas (Osíris, Amom-Rá, O Escriba, e outros), dos Faraós (Tutankamom) e As Pirâmides, Sarcófagos, Moedas e outras quinquilharias do Antigo Egípcio.







Conhecendo o Acervo
Cada objeto é apresentado com a sua informação correspondente, e monitores estão a disposição para esclarecer dúvidas.
________________________________________________________
• Palestras
As turmas visitantes recebem palestras numa linguagem adaptada de acordo com a idade dos participantes. Os temas abordados dão uma visão geral sobre o Egito antigo e atual possibilitando a interação do público.
________________________________________________________
• Espetáculo de som e luzes
O efeito de luzes, sons e vozes torna a apresentação fascinante. O visitante ouve a história do Egito sendo contada pelos protagonístas.
________________________________________________________
• Curso de fabricação de papiro
O participante aprende a têcnica artesanal de fabricação de papiro de forma simples como faziam os antigos egípcios. Para adultos e crianças.

Apresentação
O Museu Egípcio Itinerante é uma exposição artística constituída por réplicas perfeitas, produzidas pelo artista plástico e egiptólogo egípcio Essam Elbattal, das mais famosas pinturas, esculturas e objetos do Antigo Egito.

Entre os itens constam imagens de deuses, faraós, rainhas, jóias, amuletos, múmias, sarcófagos e pintura sobre papiro.

A civilização egípcia sempre despertou fascínio em todas as épocas, com seus mistérios e complexidades que cativa às pessoas até os dias de hoje.

É por isto que o Museu Egípcio Itinerante foi sempre o evento de maior sucesso em cada região em que esteve exposto tornando-se uma opção diferente de cultura e lazer para adultos e crianças.

O Museu Egípcio é exibido em Shopping Centers, Casas de Cultura, Centros Culturais e eventos de grande repercussão, Feiras do Livro entre outros.
Os visitantes do Museu Egípcio têm acesso ao conhecimento através das informações escritas que acompanham cada objeto exposto e também contam com o auxilio de monitores especializados sobre o assunto.

Durante o transcurso do evento são exibidos vídeos documentários sobre a historia do Egito.

É possível agendar visitas em grupos, os quais recebem palestras para ampliar o conhecimento e esclarecer duvidas.

O acontecimento mais marcante e surpreendente para o visitante é o Espetáculo de Som e Luz único no Brasil, apresentado dentro da exposição aonde cada escultura conta a sua própria historia, deixando ao espectador fascinado.



Linha de turismo em Porto Alegre

Quem mora em Porto Alegre, concerteza já ouviu falar de vários pontos históricos de nossa cidade, como por exemplo, o Mercado Público, a Praça da Matriz e outros. Mas, infelizmente nem todos os Portoalegrenses conhecem sua cidade.
Que tal reservar um dia para fazer um Tour e conhecer além dos pontos turísticos, algumas ruas importantes de nossa cidade?
Funciona de terça a domingo

O city tour Linha Turismo oferece uma maneira especial para se descobrir e conhecer Porto Alegre. Ao embarcar nos ônibus de 4 metros de altura, com o segundo andar aberto, o turista tem a oportunidade de ver a cidade de outro ângulo e de ficar por dentro de informações históricas e curiosas sobre personagens, ruas, bairros, praças, monumentos e atrativos dos roteiros oferecidos.

É possível passear pela cidade em dois roteiros diferentes. No city tour Centro Histórico o foco são os atrativos históricos, arquitetônicos e culturais da região mais central, onde a cidade nasceu. Entre os destaques são a Praça da Matriz, a Usina do Gasômetro, às margens do lago Guaíba, e o Parque da Redenção. Este roteiro permite que o passageiro embarque e desembarque em cinco pontos do trajeto para conhecer em mais detalhes os lugares e serviços dos bairros percorridos. 

O city tour Zona Sul é um trajeto sem paradas, e as principais atrações são as paisagens naturais da cidade. Os destaques neste passeio são a praia de Ipanema, algumas propriedades da rota turística Caminhos Rurais de Porto Alegre e o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, que do alto do Morro da Pedra Redonda permite uma vista de 360° da cidade.

Informações: (51) 0800.517686 ou (51) 3289.0176

Cultura:O filme mais esperado para 2014

A menina que roubava livros

 

Sinopse - A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak


A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler.

Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade.

A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto - e raro - de crítica e público.
Filme com estréia prometida para dia 31 de janeiro.
É um dos filmes mais aguardados deste novo ano - 2014 promete para os fans de filmes - e as estatísticas de recorde em bilheteria será grande.
Para quem já leu o best seller do autor Markus Zusak, com certeza vai amar o filme baseado no livro mais lido de 2013.



Meu comentário pessoal:

Confesso que não li o livro - pelo fato de não ter me interessado antes por ele - e depois de publicar este post, estou curiosa pela leitura do mesmo. O fato de se passar no tempo da Segunda Guerra Mundial me fez pensar em lê-lo. Quem leu ''O diário de Anne Frank'' vai se deliciar com esta leitura, pois ambas as obras possuem suas características particulares e vivem no mesmo período de tempo: A perseguição de Hittler no período Nazista aos Judeus; O holocausto; As famílias desmanchadas pela loucura de um líder alemão e ''louco'' por chacina.
O filme será um sucesso de bilheteria, na minha opinião. Quero, com certeza, assistir o filme.

No link abaixo, o trailer do filme:
http://www.youtube.com/watch?v=J24AlOYHpVU