terça-feira, 18 de março de 2014

Fitness: Você conhece o BIRIBOL?

A modalidade foi instituída no município de Birigui interior de São Paulo, no ano de 1968, pelo professor e empresário Dario Miguel Pedro. Surgiu como recreação coletiva e como alternativa à prática e aprendizagem da natação. O biribol é um esporte coletivo originalmente brasileiro. É praticado dentro de uma piscina com 4 m x 8 m x 1,30 (profundidade) com rede (a 2,62 metros de altura para o masculino e 2,40 metros para o feminino), bola específica e postes de sustentação. Duas equipes de duas ou quatro pessoas. No biribol, utiliza-se grande parte dos músculos do corpo, proporcionando um bom condicionamento físico .
Atualmente existe uma Liga Nacional de Biribol (LNB) com a participação de equipes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. A LNB organiza etapas da Copa Brasil de Biribol em varias cidades, no final de cada etapa é atribuída a pontuação e no final de todas as etapas é conhecido o campeão brasileiro de biribol. Além da Copa Brasil de Biribol, o esporte desde 2001 foi incluído nos jogos regionais e nos Jogos Abertos do Interior do estado de São Paulo. Um dos fatores que também contribuiram para a popularizaçao do biribol e sua inclusão nos referidos jogos foi a COPA SESC-TV PROGRESSO, realizada a partir de 1999 e disputada por cidades da regiao Noroeste do Estado de São Paulo. A campeã de cada modalidade (masculino e feminino) ganhava uma piscina instalada e que, obrigatoriamente, devia ser incluída em projetos esportivos para as crianças da rede pública de ensino, como forma de estimular a natação, difundir o biribol e, ao mesmo tempo, proporcionar atividades recreativas. A organização era de responsabilidade do SESC e da LNB e a promoção da TV Progresso, atual TV TEM.
As bolas de biribol devem ser esféricas, produzidas com nylon ou material similar, com câmara colada, a prova d'água, nas cores branca, azul, amarela ou outras cores vivas que permitam a fácil visualização na água5 .
As dimensões oficiais são:
Circunferência: 56 – 60 cm
Peso: 270 - 290 g
A única empresa autorizada pela Liga Nacional de Biribol a produzir bolas com a marca Biribol é a Penalty5 .
As bolas que forem utilizadas numa competição deverão ter todas as mesmas características de circunferência, peso, pressão, modelo, cor, etc.

REGRAS:
EQUIPES PARTICIPANTES

1.1. EQUIPES
 

1.1. COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES
 

1.1.1. Equipe
Pode ser composta por 04 no mínimo e 08 jogadores no máximo, um Técnico, um Assistente Técnico, um Preparador Físico, um médico e um massagista.

1.1.2. Capitão
Um dos jogadores, é o capitão da equipe, devendo ser registrado como tal, na súmula de jogo. Não tem uma identificação diferenciada dos demais atletas, porém é identificado na súmula.

1.1.3. Área de jogo
Apenas os jogadores registrados na súmula de jogo podem entrar na área de jogo e participar do mesmo. A composição da equipe não pode ser modificada após o capitão da equipe e o Técnico ou seu representante legal terem assinado a súmula de jogo.

1.2. COLOCAÇÃO DA EQUIPE
Os jogadores que não começarem jogando uma partida deverão sentar-se no seu banco de reservas ou permanecer na sua área de aquecimento. O Técnico e os restantes membros da equipe devem sentar-se no banco, sendo somente o Técnico podendo abandonar o banco e ficar em pé, passando instruções à seus atletas, desde de que não atrapalhe o andamento da partida. Os bancos das equipes estão localizados próximos da mesa do marcador, dentro da zona livre.

1.3. MEMBROS AUTORIZADOS

Apenas os membros da equipe (que estão relacionados na súmula) são autorizados a sentar-se no banco durante os jogos.

1.4. AQUECIMENTO

Os jogadores que não se encontrarem em jogo podem aquecer sem bola (na área de aquecimento durante o jogo).

1.5. INSTRUÇÕES DURANTE OS TEMPOS
Os atletas se dirigem á beira da piscina próximo ao banco de reservas na zona livre para receber instruções de seus representantes legais, os atletas reservas podem participar dos tempos juntos com os demais, sem adentrar na piscina.

1.6. INTERVALOS ENTRE SET

Durante os intervalos entre os sets os jogadores podem utilizar bolas dentro da zona livre.

1.7. EQUIPAMENTO
Compõem-se de sungas e toucas.

1.7.1. Sungas

A cor e o desenho das sungas, não necessariamente tem que ser iguais.

1.7.2. Toucas
As toucas tem que ser todas de cor iguais, devem ser numeradas de 1 a 8 e estampados nas duas laterais das toucas. Os números devem ser de cor viva e contrastante com as toucas e ter tamanho visível para os árbitros que dirigem a competição.

1.7.2. Mudanças de Equipamento
O primeiro árbitro pode autorizar um ou mais jogadores. A mudar de touca, quando a mesma for rasgada no intervalo entre os sets ou após substituição, com a condição do modelo, cor e número serem os mesmos.

1.7.4. Meias
O uso de meias é permitido se solicitado pelo atleta.

1.7.5. Objetos Interditos

É proibido usar objetos que possam causar lesões ou possibilitar vantagens artificiais aos jogadores. Os jogadores poderão, sob sua inteira responsabilidade e risco, usar óculos (que não estilhacem as lentes) ou lentes.

1.8. RESPONSÁVEIS DAS EQUIPES

O capitão da equipe e o técnico são ambos responsáveis pela conduta e disciplina dos membros da sua equipe.

1.8.4. Capitão
§ - 1 Antes do Jogo
O capitão da equipe assina a súmula de jogo e representa a sua equipe no sorteio.

§ - 2 Durante o Jogo
O capitão de equipe exerce a função de capitão em jogo desde que esteja no local de jogo. Quando o capitão de equipe não se encontra no local do jogo, o Técnico ou seu representante legal em campo, indica um novo para assumir a funções de capitão em jogo. Este capitão mantém as suas responsabilidades até que seja substituído, sempre tendo a obrigatoriedade de ter um capitão dentro da piscina.

Quando a bola se encontra morta (fora de jogo) o capitão em jogo, e apenas este, está autorizado a falar com os árbitros.

§ - 3 Pedido de explicação
Para pedir uma explicação sobre a aplicação interpretação das regras, assim como colocar questões ou perguntas dos seus colegas de equipe. No caso de não concordar com a explicação pode decidir contestar tal decisão, expressando de imediato, ao 1º árbitro, que se reserva no direito de, no fim da contestação, registrar na súmula de jogo a oficialização do protesto;

§ - 4 Pedido de autorização
a) Para verificar as posições das equipes.
b) Para controlar as condições da superfície de jogo (nível da água), da rede, das bolas, etc.
c) Para solicitar os tempos e as substituições.

§ - 5 Final do jogo
O capitão da equipe comprimento os árbitros e assina a súmula de jogo para ratificar o resultado; Se previamente e em devido tempo tiver notificado o primeiro árbitro, pode confirmar por escrito na súmula de jogo um protesto oficial, referente à aplicação ou interpretação das Regras.

1.8.2. Técnico

§ - 1. Antes do jogo
O técnico registra ou verifica os nomes e números dos jogadores inscritos na súmula de jogo, assinando-a de seguida.

§ - 2. Durante o jogo
O técnico dirige o jogo da sua equipe de fora da piscina. Decide das formações iniciais, as substituições e os tempos para dar instruções. Nestas funções relaciona-se com o segundo árbitro ou mesmo com o primeiro árbitro.

§ - 3. Antes de cada set
Entrega ao apontador ou ao segundo árbitro a ficha de formação devidamente preenchida e assinada (quando tiver).
Senta-se no banco da sua equipe, no lugar mais perto do marcador, podendo, no entanto, deixar essa posição.

§- 4 Solicita os tempos e as substituições
Pode, assim como os outros membros da equipe, dar instruções aos jogadores que se encontram na piscina. O treinador pode também dar as instruções de pé ou andar na zona livre em frente ao seu banco, desde que não perturbe ou retarde o jogo.

1.8.3. Assistente Técnico

O Assistente Técnico senta-se no banco da equipe, sem direito de intervenção no jogo.

No caso de o técnico ter de abandonar a equipe, o Assistente Técnico pode assumir as suas funções a pedido do capitão em jogo e após autorização do primeiro árbitro.