quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Higiene: Qual o tipo de sabonete é recomendado para seu tipo de pele?

Os sabonetes são indispensáveis para nossa higiene. Mas, qual é o melhor? Que tipo você costuma usar? Em barra, líquido, esfoliante, massageador, neutro, glicerinado ou com cheirinhos diversos, antibacteriano?
No mercado, existem esses e muito mais. Todo o ano vários sabonetes são lançados no mercado e atraem muitos consumidores pelo seu marketing. Mas, sempre tem um que nos identificamos, seja pelo cheiro ou pelo objetivo que ele tem.
Vou mostrar á vocês, leitoras, queis são os recomendados para uma boa higiene.

Tipos de sabonetes:
Sabonetes em barraClássico, este tipo de sabonete pode ser usado por quem tem a pele seca ou sensível.

Sabonetes líquidos
Queridinhos dos dermatologistas, são recomendados para todos os tipos de pele, especialmente para as que sofrem com oleosidade. Para as peles mistas e oleosas, use de preferência os sabonetes líquidos..

Sabonetes com hidratantes
Os sabonetes com hidratantes são febre. Mas quem tem pele oleosa deve ter muito cuidado na hora de usar, pois não são recomendados.Sabonetes com poder de hidratação, mas que não irritam, são ideais para a pele seca.

Sabonetes de glicerina
Este tipo de sabonete causa menos alergias. Vai bem em peles sensíveis e de crianças.

Sabonetes esfoliantes

Recomendado para pele mista e oleosa, para fazer a limpeza dos poros, que são mais dilatados neste tipo de pele. O uso recomendado é de uma a duas vezes por semana.

Na hora de escolher o tipo, vale o gosto pessoal – ao menos que seja indicado um específico por seu dermatologista. E quem estiver fazendo algum tratamento para a pele deve conversar antes de usar com o médico.

Sabonetes adstringentes
São ideais para as peles oleosas, pois tiram o excesso de sebo. Mas preste atenção se não está agredindo a pele. Devem tirar a oleosidade sem irritar.

Sabonetes antisépticos
Contêm substâncias que combatem bactérias, e por isso, não devem ser usados indiscriminadamente. Isso é ruim porque você pode criar resistência bacteriana. O ideal é escolher o melhor para seu tipo de pele com a ajuda de um dermatologista.

Depois de escolher o sabonete ideal, a hora de usá-loTanto o corpo quanto o rosto exigem cuidados na hora de lavar, especialmente o último. Eu costumo recomendar lavar duas vezes por dia, deixando a vontade para até três, se a pele estiver oleosa demais, vale recorrer a produtos especialmente indicados para estes casos. 

E se for usar um creme depois, dar um tempo de até 30 minutos entre lavar e aplicar. Isso faz com que a pele volte ao pH normal.  Evite usar água morna, pois deixa a pele mais oleosa.



Unhas encravadas

Você tem ou já esteve com a unha encravada? Seja dos pés ou das mãos, a unha encravada encomoda muito. Nos pés, colocar sapatos fechados, nem pensar; e nas mãos, é um encômodo até para lavar a louça.
Eu já senti isso na pele, ou melhor, na unha..rsrs!
Não importa como eu cortava as unhas, elas encravavam.
E, qualquer calçado que fosse usar, até mesmo os abertos, incomodavam.
Pessoas pisavam, ou até mesmo, batia nas pedras e machucava mais ainda.
Foi pensando nessa dificuldade que tive, que resolvi compartilhar com vocês minha experiência com isso.
O que fiz para acabar com isso foi, tirar a unha encravada no hospital. Foi bem rápidinho e com anestesia local. Depois disso, nunca mais aconteceu. Só cuido até hoje para que não encrave e a maneira em que corto as unhas.
Tomei essa atitude antes que infeccionasse. Foi a melhor coisa que fiz.

Eu pesquizei sobre o assunto e encontrei mais alguns tratamentos para unhas encravadas.

O que é unha encravada

A unha encrava, cujo termo médico é onicocriptose, é uma forma comum de doença da unha. Ela geralmente é uma condição dolorosa, na qual a unha cresce de uma forma que encrava em um ou ambos os lados da sua base. Embora unha encravada possa acontecer nas mãos, ela mais comumente ocorre nos pés. Uma unha encrava muitas vezes não está realmente “encravada”. A aparência de estar encrava pode na verdade ser resultado de inflamação da carne ao redor da unha.

Sinais e sintomas da unha encravada

Os sintomas de unha encravada incluem dor ao longo das margens da unha, dor que piora quando se usa calçado apertado, e sensibilidade à pressão de qualquer tipo. Batida em no dedo afetado pode causar dor forte. Unhas encravadas podem ficar facilmente infectadas, a não ser que se tenha cuidado especial para tratar cedo e manter a área limpa. Sinais de infecção incluem vermelhidão e inchaço da área ao redor da unha, pus, e liberação de líquido tingido de sangue. O principal sintoma de unha encravada é inchaço na base da unha no lado em que ela estiver encravando (pode ser em ambos os lados).

O que fazer para prevenção da unha encravada

O local mais comum para unha encravada é o dedão do pé, porém essa condição pode ocorrer em qualquer unha. Prevenção de unha encravada pode ser feita cortando as unhas retas, as unhas não dever ser cortadas ao longo da curva nem muito curtas. Para prevenção de unha encravada também deve-se usar calçado apropriado, que não seja muito pequeno ou apertado.
Tratamento para unha encravada

O tratamento para unha encrava vai desde imersão da área afetada em solução até cirurgia. O método apropriado depende da gravidade da condição. Em quase todos os casos a drenagem de sangue e líquidos deve ser feita por um médico especializado. Unha encrava é muitas vezes resultado de infecção bacteriana, a qual pode ser tratada imergindo a área afetada em solução anti-bacteriana por 30 minutos durante alguns dias.

O que fazer para tratamento caseiro de unha encravada

Em casos leves, a pessoa pode fazer tratamento caseiro, que inclui imersão da unha afetada em água morna e sais de Epsom, e aplicação de anti-sépticos. Isso pode permitir que a carne inflamada cure, e que a unha cresça para fora de modo que possa ser cortada apropriadamente. Caso a unha encravada piore, deve-se procurar um médico para tratamento.
Tentar forçar a unha para fora é uma das piores coisas que a pessoa pode fazer, pois isso poderia piorar a infecção e ocasionar mais inflamação. É melhor deixar a unha quita, sem apertar, e lidar com a infecção.

Adicionalmente, meias e calçados podem ser um local de procriação para as bactérias que estão causando a infecção. As meias devem ser trocadas no mínimo diariamente, e removidas à noite para permitir que a unha fique fresca e seca. Os calçados devem ser mantidos secos e tratados com produtos anti-bactericidas para sapatos.

Dica: Se o caso de unha encravada voltar, você pode consultar um podologista para descobrir a causa do problema e assim, combatê-lo sem stress.
Costume seus pés de usar sapatos baicos e abertos, para que o problema não aumente e possa causar inflamação por fungos ou bactérias, esses bichinhos adoram os pés suados (molhados) e quentes.

Se você gostou desta matéria, compartilhe com suas amigas e não esqueça de comentar.
Grandes beijos!


domingo, 9 de setembro de 2012

Unhas Decoradas: P&B


Olá queridas leitoras. Durante este mês estarei fazendo diversos posts superlegais de unhas decoradas com apenas 2 cores.
Eu tive essa idéia quando me sentei e tentei pintas ar unhas no estilo francesinha (minha primeira tentativa não foi das melhores, mas a próxima vou conseguir..rsrs!) e me lembrei o quanto se pode criar com apenas duas cores. O preto e o Branco são cores opostas e combinadas com outras cores ficam lindas. Minha proposta será usar apenas essas duas cores e criar desenhos diferentes e outros estilos de unhas decoradas.
Os materiais que vou usar serão os que tenho em casa como:

Esmaltes:
  • Esmalte Colorama batida de coco;
  • Esmalte Avon colortrend black;
  • Esmalte Colortrend complexo 4 em 1.
Kit manicure que irei precisar:
  • Acetona;
  • Algodão;
  • Palito de dentes ou cotonetes;
  • Lixa;
  • Mira-cuticle Avon;
  • Água morna;
  • Espátulas.
Outros materiais:
  • Canetas de decorar unhas;
  • Kit Carimbos para decorar unhas.
Fique ligada nos próximos posts das unhas P&B e comente os resultados.
Você irá se divertir comigo ao analizar as unhas decoradas.
Mostre as suas amigas compartilhando este post para que elas conheçam vários estilos de unhas em preto e branco e espero que goste.
Bjos!



Unhas e seus formatos

Então, cara leitora. O objetivo deste post e ajudá-la a escolher o estilo de unhasque você gostaria de usar.
Sabemos que as unhas redondas e ovaladas, são pela maioria, as mais usadas. Pois, é mais comum e prática.
Há também mulheres que adoram inovar de vez enquando e aprenderam a gostar das unhas quadradas.
Hojé, vou falar um pouquinho do assunto. Faz algumas semanas que estou tentando deixar minhas unhas quadradas, mas pela força do hábito, acabo desfazendo-as e arredeondando..rsrs!

Formatos:

Lixando para ficar no formato desejado:

Passo 1

Você pode lixar as unhas esmaltadas ou não. Acredite se quiser, mas as unhas com esmalte facilitam a vizualização do formato. Principalmente para as iniciantes que ainda não têm prática e ficam com receio de acabar deixando as unhas desiguais. Mas é claro que após devidamente lixadas, o esmalte deve ser retirado.

Passo 2

Separe uma lixa de boa qualidade para dar início ao procedimento. Para saber como lixar as unhas, analise o formato das suas mãos, pois para cada tipo há um tamanho e um formato ideal para as unhas: As unhas redondas combinam com mãos pequenas de dedos grossos e curtos, já as unhas quadradas são para mãos alongadas de dedos finos e compridos.

Passo 3

A maneira correta de lixar as unhas (independente do formato), é apoiando uma das mãos com os dedos esticados sobre uma superfície plana e encostando a lixa na ponta de uma das unhas. O sentido da lixa só irá mudar de acordo com o formato que deseja dar.

 
Passo 4

Unhas quadradas: Para lixar as unhas no formato quadrado, a lixa deve ficar na posição paralela às pontas das unhas. Faça movimentos delicados no sentido vai e vem de uma ponta à outra, sempre fazendo uma pausa no meio do caminho. Feito isso, até o tamanho de unha que desejar, finalize lixando as pontas laterais das unhas no sentido de lado até o topo, repetindo o movimento no sentido contrário para garantir que a “pontinha viva” desapareça.
Unhas redondas: Para lixar as unhas no formato arredondado, basta dar início seguindo o passo 3, onde uma das mãos deve ficar sobre uma superfície plana e em seguida, posicionar a lixa na lateral da unha e fazer movimentos suaves, unindo a ponta com o restante da unha. Imagine sempre o formato de um arco para deixar as unhas bem arredondadas. Repita esse procedimento na outra ponta da unha e una as duas pontas até que o efeito redondinho fique completo.

Passo 5

Depois de lixar as unhas, caso tenha feito o processo com elas ainda esmaltadas, reitre o esmalte velho e finalize aplicando uma cor nova. Se as unhas já estão sem nada, finalize aplicando o esmalte na cor de sua preferência.

Sua Biblioteca em Casa parte III

Para encerrar a última parte do assunto, quero dar umas dicas de enfeites que você poderá para fazer seu cantinho de leitura á seu gosto.

Cortina:

Feita com fundo de garrafa pet, você poderá fazer colorida ou incolor como a figura ao lado.
O material super fácil de encontrar e econômico.
É só cortar o fundo da garrafa sempredo mesmo tamanho e ir juntandoás com fio de nylon bem forte.







Porta-revistas:

Você pode variar seus materiais como caixas de papelão, madeiras fininhas ou canos de PVC também finos.









Enfeites: