quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Saúde da mulher: Você já ouviu falar no Coletor Menstrual? Saiba tudo sobre ele...

Nós, mulheres sabemos o quanto é incômodo quando estamos em nosso ciclo menstrual e, quando caminhamos, nos exercitamos e nos mexemos sentimos o sangue descer.
Quem tem fluxo muito forte, sabe do que estou falando.
Que tal nunca mais usar os nojentos absorventes? Seria muito bom, não é? Então veja isso:

O QUE É UM COLETOR MENSTRUAL

     O coletor menstrual é uma alternativa simples, prática, higiênica e econômica aos absorventes. Ele nada mais é do que uma taça feita de silicone médico ou de plástico elástico (TPE) como os usados em cateteres e implantes médicos que coleta o sangue menstrual e pode ser reutilizada por até 10 anos.
     O coletor é inserido dobrado da mesma forma que um absorvente interno e dentro do corpo retorna a sua forma original ajustando-se perfeitamente ao canal vaginal formando um vácuo que impede qualquer vazamento. Para retirá-lo basta apertar a base para quebrar o vácuo e o coletor poderá ser esvaziado no vaso sanitário ou no banho, lavado e inserido novamente. Um coletor menstrual pode ser usado por até 12h, evitando o incomodo de ter que carregar absorventes na bolsa.
     Os primeiros coletores menstruais surgiram na década de 50 e hoje são produzidos em diversas partes do mundo como o Canadá, Finlândia, República Tcheca, África do Sul, Estados Unidos, China, Alemanha, França, Índia e Inglaterra e em cada um deles tem autorização e aprovação das agências de segurança alimentar e médica.

AS VANTAGENS DO COLETOR MENSTRUAL

  • Segurança e ética: Não possui aditivos químicos como os contidos em absorventes que podem causar alergias e irritação. Não tolera a proliferação de bactérias e fungos, evitando a síndrome do choque tóxico e outras infecções. Além disso, não é testado em animais.
  • Conforto: Os coletores menstruais foram desenvolvidos por ginecologistas para adaptar-se perfeitamente a anatomia feminina, selando completamente o canal vaginal e evitando vazamentos. Seu material é altamente maleável e confortável possibilitando seu uso na prática de exercícios, na natação e durante a noite. Por não ser absorvente ele não interfere na umidade e proteção natural da vagina.

  • Diminuição de resíduos: Segundo especialistas o tempo máximo de uso de absorventes não deve ser superior à 4h pois a partir de deste tempo o ambiente torna-se propício à proliferação de fungos e bactérias que podem levar à infecções. Seguindo tais recomendações serão consumidos cerca de 20 absorventes por mês, 260 por ano e 2.600 em dez anos dependendo da intensidade do fluxo.
  • Economia: O preço de um pacote de absorventes pode parecer baixo, mas 10 anos de uso freqüente pode gerar um gasto imenso. O uso de um único coletor menstrual pode economizar mais de 10x o valor gasto nesse período!

POSIÇÃO DO COLETOR MENSTRUAL

anatomia externa feminina     
A porção externa dos genitais femininos é composta por duas pregas de pele: a primeira, mais volumosa, são os grandes lábios e a segunda, localizada mais internamente, os pequenos lábios.
     Na porção superior os grandes e pequenos lábios encontram-se envolvendo o clitóris, ao separar os pequenos lábios encontramos a uretra, a vagina e o ânus.
     Dentro da abertura da vagina fica o canal vaginal, ligando a vagina ao útero. O canal vaginal é uma estrutura muscular e extremamente elástica onde se encaixa perfeitamente o coletor menstrual, bloqueando a passagem do fluxo.anatomia interna e posição do coletor menstrual
     O coletor, ao contrário dos absorventes internos localiza-se na parte inferior do canal vaginal sendo alcançado facilmente ao afastar os lábios, mas sendo protegido pelos mesmos de modo que mesmo nua o seu uso seja imperceptível. Pelo mesmo motivo o coletor fica protegido ao urinar.



Veja um vídeo explicando com detalhes como usar o coletor menstrual:
https://www.youtube.com/watch?v=qXckvXduUsg