sábado, 2 de fevereiro de 2013

Tattoo: Sua origem e cuidados

O que é?
A tatuagem (também referida como tattoo na sua forma em inglês) ou dermopigmentação ("dermo" = pele / "pigmentação" ato de pigmentar, ou colorir) é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo. Trata-se de um desenho permanente feito na pele humana que, tecnicamente, é uma aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas, um procedimento que durante muitos séculos foi completamente irreversível (embora dependendo do caso, mesmo as técnicas de remoção atuais possam deixar cicatrizes e variações de cor sobre a pele). A motivação para os cultuadores dessa arte é ser uma obra de arte viva, e temporal tanto quanto a vida.


Chefe Maori em 1880

História:
Existem muitas provas arqueológicas que afirmam que tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.C. e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori),tatuavam-se em rituais ligados a religião.
A Igreja Católica na Idade Média baniu a tatuagem da Europa (Em 787, ela foi proibida pelo Papa), sendo considerada como uma pratica demoníaca, comumente caracterizando-a como pratica de vandalismo no proprio corpo, afirmando em sua doutrina como maneira de vilipendiar o templo do Espirito Santo, o corpo, levando seus fiéis a uma forma verdadeiramente reta de louvor a Deus.
O termo tatuagem, pelo francês tatouage e, por sua vez, do inglês tattoo, tem sua origem em línguas polinésias (taitiano) na palavra tatau e supõe-se que todos os povos circunvizinhos ao Oceano Pacífico possuíam a tradição da tatuagem além das dos Mares do Sul.

No Brasil:
A tatuagem elétrica é uma arte muito recente, surgiu em meados dos anos 60 na cidade portuária de Santos e foi introduzida pelo dinamarquês Knud Harld Likke Gregersen (também conhecido como Lucky Tattoo), que teve sua loja nas proximidades do cais, onde na época era a zona de boemia e prostituição da cidade de Santos.
Isto contribuiu bastante para a disseminação de preconceitos e discriminação da atividade. A localização da loja era zona de intensa circulação de imigrantes embarcados, muitas vezes bêbados, arruaceiros e envolvidos com drogas e prostitutas; gerando um estigma de arte marginal que perdurou por décadas.
Hoje em dia, graças a circulação de informação pela televisão e por meios de comunicação como a internet, a tatuagem vem atingindo todas as camadas das populações brasileiras sem distinções.

Temas:
Os temas são infinitos e variam tanto quanto as personalidades - dos tatuadores e tatuados. As motivações são inúmeras, e não há uma forma definida ou percurso que explique o desejo e sua efetivação na realização da tatuagem, um evento a princípio antinatural (biologicamente). Portanto considera-se um movimento do ser simbólico-social, que supera o instinto de autopreservação, uma característica absolutamente humana.
O contexto, o ambiente, a época, o nível cultural, as influências, modismos, ideologias, crença e espírito despojado são alguns dos níveis que podem dar vazão ao processo. Nenhuma teoria psicológica, psicanalítica, religiosa, antropológica ou médica apresenta uma explicação exclusiva e final para a tatuagem. Considera-se um movimento complexo sobredeterminado, desde sua origem histórica até o contínuo uso na contemporaneidade.

Cuidados:
Antes da Tattoo -
Certos cuidados devem ser tomados antes de se fazer uma tatuagem. Primeiramente deve-se fazer uma pesquisa e visitar os possíveis estúdios de tatuagens a serem escolhidos, procurando saber se eles são certificados pela Anvisa e se seguem todas as normas e regulamentações de segurança determinadas pelo órgão, como ter um ambiente esterilizado e o uso de materiais descartáveis utilizados para a realização da tatuagem, por exemplo. É possível consultar se o estúdio escolhido é certificado pela Anvisa através de seu site.
Também é importante fazer uma pesquisa de preço, consultando diferentes estúdios e não dar preferência para aqueles que cobram mais barato, lembrando que a tatuagem é algo permanente e que muitas vezes o barato pode sair caro.

Depois da Tattoo -
Vários são os cuidados a serem tomados depois de se realizar a tatuagem, sendo extremamente recomendável seguir as orientações passadas por tatuadores profissionais no que se deve fazer depois de realizar o procedimento. Em casos adversos e não esperados, procure um médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.

Filme plástico:
Muitos tatuadores recomendam o recobrimento do local da tatuagem recém-feita com plástico de embalar alimentos, por pelo menos três dias. No entanto, nem todos os tatuadores compartilham da mesma opinião, pois alega-se que a pele recoberta por plástico, com resíduos de pele e líquidos (linfa, sangue, tinta, suor) podem gerar uma ambiente propício para a formação de colônias de bactérias. Alguns recomendam manter por no mínimo cinco horas, tempo suficiente para cicatrização inicial, e depois retirar só recolocando à noite para não grudar no lençol, no primeiro ao terceiro dia.
A recomendação de uso do plástico também está associada ao contato da tatuagem recente com tecidos: a cicatrização que pode ocorrer logo após o processo ou à noite, com vazamento de linfa e consequente aderência do lençol ou roupa ao desenho, gera o risco de remoção da camada (epiderme e derme ) superficial onde estão alojadas as tintas. A consequência pode ser a formação de falhas em alguns pontos

Lavagem

Deve-se lavar a região com sabonete neutro durante o banho, após algumas horas, para manter o local limpo, já que a pomada também sairá na lavagem. Além disso, os resíduos podem criar uma superfície de risco por falta de assepsia.

Água
A água é um elemento importante para o processo químico de cicatrização, fazendo parte da cadeia de fixação do colágeno. A pele muito seca pode perder mais células ou demorar mais para cicatrizar. Por outro lado, o excesso de água também prejudica, ao amolecer a casquinha. Por isso, é muito importante não deixar a tatuagem exposta ao sol, não ir à praia, piscinas, saunas, nem tomar banhos longos, e não esfregar com buchas abrasivas ou sabonetes fortes.
Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.

Crosta

Não se deve puxar a crosta. É o conselho de todo tatuador. Para algumas pessoas, uma tarefa fácil. Para outras, nem tanto: é um ritual viciante e somado à curiosidade, puxar as crostas para que "cicatrize logo" pode abrir buracos nos desenhos, mesmo quando a crosta parece fina e superficial. Além disso, uma coceira frequente devido à retração da pele provoca o desejo de se encravar as unhas no local. Via de regra, jamais arranque a crosta.

Alimentação

Deve-se tomar cuidado com a ingestão de alimentos que possam causar alergia no período de cicatrização do trabalho, pois em algumas pessoas a pele pode adquirir um comportamento reativo e comprometer o resultado da tatuagem.
Costuma-se recomendar a suspensão de alimentos muito gordurosos, carne de porco, frutos do mar, comida japonesa , chocolates e pimentas.

Frutas do Verão e suas propriedades!

O calor chegou e as frutas são uma ótima pedida, já que hidratam e são ricas em vitaminas e fibras. Os nutricionistas recomendam comer 5 frutas por dia, pois isto é o suficiente para o corpo nutrir-se. Você pode usar isso como ''pretexto'' para comer um copo de salada de frutas por dia, além de ser nutritiva, bem geladinha é uma delicia!
Um copo de suco natural feito na hora, é uma boa pedida para refrescar e hidratar.
Então aproveite ao máximo as propriedades de cada fruta para uma boa concentração de fibras e nutrientes para seu corpo.
Agora, veja algumas das frutas da época indicadas para o Verão:

Abacaxi:Essa fruta é rica em vitamina C e sais minerais. O abacaxi facilita a digestão de produtos protéicos como carnes, peixes e aves pela alta porcentagem de celulose. Nos casos de febre, recomenda-se suco de abacaxi por ser refrescante e eliminador de impurezas. É também indicado para enfermidades da garganta e da boca.
No tempero ele amacia a carne. E para combater a bronquite, seu xarope é muito eficaz.. Ele pode ser encontrado o ano inteiro, mas seu período de safra vai de dezembro a fevereiro.
Dica: Com as cascas, aproveite para fazer um gostoso refresco.

Caju:Do ponto de vista nutritivo, é uma fruta muito rica. Seu teor de vitamina C é bem maior que o da laranja. O caju tem ainda quantidades razoáveis de Niacina, uma das vitaminas do Complexo B, e Ferro.
Por ser rico em fibras, o caju é indicado para aumentar a movimentação intestinal. Em bom estado, a fruta não deve ser verde, nem ter marcas de picadas de insetos.
O caju ao natural é excelente no combate ao reumanismo e eczemas de pele. E o óleo de castanha de caju é considerado potente antisséptico, limpando feridas e ajudando na sua cicatrização. Esse óleo é também indicado no combate a vermes intestinais.
As folhas novas do cajuzeiro, quando cozidas e colocadas sobre feridas promovem sua cicatrização.
Seu período de safra vai de janeiro a fevereiro. Cem gramas de caju fornecem 46 calorias.

Melão:O melão é bastante refrescante e por esse motivo indicado para os meses de calor. Maduro, o melão é bom como calmante, diurético e laxante. É também recomendado nos casos de gota, reumatismo, artrite, obesidade, colite, prisão de ventre, afecções renais, nefrite, cistite e corrimentos da mulheres.
Na hora de comprar, dê preferência aos de casca firme, cor viva, e sem rachaduras, partes moles ou perfurações de insetos. Para ser consumido, o ideal é que ceda à pressão dos dedos. O melão em boas condições se conserva em geladeira por 2 a 3 semanas, e seus períodos de safra vão de dezembro a março e de julho a setembro.
Cem gramas de melão fornecem 25 calorias  

Pêra:A pera é muito apreciada por suas propriedades nutritivas e pelo delicado sabor. Ideal para regimes , tem baixo valor calórico (derca de 56 calorias em 100 gramas). Contém quantidades razoáveis de vitaminas B1, B2 e Niacina.
A pera de boa qualidade apresenta casca forme (sem ser dura), sem cortes, rachaduras ou manchas pardas. Para que conserve o aroma e o sabor deve ser guardada em lugar fresco e seco, nunca na geladeira.
Excelente no preparo de sobremesas, tortas, compotas, cremes, geléias, sorvetes e também é ótima para acompanhar queijos picantes e de sabor forte. Para não escurecer depois de cortada, deve ser respingada com limão.
Durante o mês de janeiro é encontrada a preços mais em conta. Mas existe pera importada de fevereiro a setembro.

Pêssego:O pêssego é de baixo teor calórico, porque 100 gramas fornecem apenas 43 calorias. Mas, em contrapartida, é rico em fibras importantes para o bom funcionamento do intestino. O pêssego é indicado para qualquer tipo de dieta, porém é desaconselhável para pessoas de aparelho digestivo delicado.
Na hora da compra, deve-se dar preferência aos de casca firme, mas não dura. Para melhor conservação, eles devem ser guardados em geladeira, onde se conservam por uma a duas semanas. Mas, atenção: os pêssegos não devem ser lavados, a não ser pouco antes de serem servidos. Os que tiverem muito maduros ou com algumas manchas, devem ser aproveitados o mais rápido possível.
O período de safra de pêssegos é de novembro a janeiro, quando são encontrados com ótima qualidade e preço convidativo.

Côco:
O  valor nutritivo do coco varia de acordo com o seu estado de maturação, apresentando de maneira geral bom teor de sais minerais (potássio, sódio, fósforo e cloro) e fibras, importantes para o estímulo da atividade intestinal. É bastante calórico devido a seu teor de gordura.
O côco realça o sabor dos alimentos, sendo excelente no preparo de bebidas, pratos doces e salgados, substituindo com vantagem, nozes e amêndoas nos diferentes tipos de receitas.
O côco verde encontrado em praias possui maior quantidade de líquido que o maduro e tem polpa tenra, sendo muito apreciado como bebida e no preparo de cocadas moles. Já o coco maduro é contra-indicado às pessoas com problemas cardíacos e que tenham alta taxa de colesterol no sangue.
Para verificar se o coco maduro está em boas condições, é suficiente bater com uma moeda na casca. Se ele estiver fresco, o som será estridente. Som oco indica que a fruta está estragada. Cem gramas de coco maduro fornecem 266 calorias e 100gramas de água coco, 22 calorias.
O coco pode ser conservado em geladeira ou local fresco e arejado.
Dentro do período de maior oferta de coco, que vai de outubro a fevereiro, recomenda-se a compra do produto preferencialmente no mês de janeiro/e ou dezembro.

Uva:As uvas podem ser consumidas ao natural ou como sobremesa, acompanhadas ou não de outras frutas. As de qualidade inferior podem ser aproveitadas no preparo de doces, geléias, bolos, sorvetes, etc.
A composição da uva muda conforme a variedade. No entanto, geralmente contém bastante açúcar, niacina e potássio.
A niacina é importante para manter a saúde da pele, nervos e aparelho digestivo. O potássio é essencial à vida, pois juntamente com o sódio contribui para a manutenção da concentração do líquido das células. Cem gramas de uva fornecem 68 calorias.
Na hora da compra, prefira os cachos bem cheios, com bagos firmes e lisos, de cor e tamanho apropriados para a variedade. Mas atenção, a fruta não deve se desprender com facilidade do cacho, pois isso é sinal de que está começando a passar do ponto.
- Uva Itália - O melhor período para compra dessa uva é de janeiro a março, principalmente janeiro, quando se tem bons preços e boas quantidades no mercado.
- Uva Niágara - Janeiro é o melhor mês para compra dessa uva porque tem boa quantidade no mercado e os melhores preços. No mês de fevereiro ainda se pode observar bons preços, mas a oferta cai muito, comprometendo a qualidade do produto.

Melancia: Fruta muito refrescante, doce e nutritiva. É rica em caroteno (que é convertida em nosso corpo em vitamina A), licopeno (protege nosso organismo contra o câncer), glutationa (substância com propriedades anti-envelhecimento), vitamina C e vitaminas do complexo B. Além disso, contém apenas 30 calorias em 100 gramas.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Como usar o biquini certo para cada tipo de pele?

Tipos de corpo:
Ampulheta
Conhecido como “violão”, essa silhueta tem proporções de ombro e quadril equilibradas, além de cintura bem marcada. Esse tipo de corpo pode usar todos os tipos de biquíni. Fique longe apenas de extremos: calcinhas largas demais ou modelos fio dental.

Pera
Disfarce o volume do quadril, característico desse tipo de silhueta, usando calcinhas escuras e com laterais mais largas. Tente criar volume usando estampas na parte de cima ou bojo. Sutiãs tomara que caia, frente-única, com detalhes e drapeados são bem-vindos, mas é bom evitar os maiôs.

Retângulo
Com formas retas e cintura pouco evidente, esse tipo de corpo precisa de biquínis que criem a ilusão de curvas na silhueta. Detalhes como babados, estampas e lacinhos ajudam nessa tarefa. Estão liberados peças com estampas, cores vivas e volume, assim como modelos cortininha, tomara que caia e maiôs engana-mamãe.

Oval
Normalmente, esse tipo de mulher está acima do peso e possui barriga saliente e seios fartos. O recomendado para esse tipo de corpo é o maiô. Mas calcinhas de cintura alta também são indicadas quando combinadas com sutiãs de laterais e alças mais largas. Cuidado com estampas muito marcantes. Peças lisas, escuras ou com desenhos discretos caem melhor.

Triângulo invertido
Nesse formato de silhueta, os ombros são mais largos do que o restante do corpo. Esse tipo de mulher deve priorizar modelos sem alças e tomara que caia. Optar por cores escuras e peças lisas em cima e deixar as aplicações de metais, cores vibrantes, claras e estampas para a calcinha é uma boa opção na hora de equilibrar as formas.

Disfarce os defeitinhos

Seios pequenos: sutiãs com cores claras e chamativas ou com volume e relevo são boas escolhas. “Aposte em sutiã com bojo, cortininha e tipo camiseta”, ensina Valquíria.

Coxas grossas: escolha calcinhas de tamanho intermediário, nem muito pequenas ou grandes. Listras e desenhos verticais ajudam a diminuir
o volume do corpo.

Pneuzinho: para disfarçar a barriguinha saliente, abuse das calcinhas de cintura alta ou dos maiôs. Deixe o visual mais moderno abusando das cores da moda e estampas.

Bumbum grande: modelos com tamanho médio, cores escuras e laterais largas são boas opções. Também vale destacar a parte superior com estampas chamativas.

Seios grandes: fuja dos tomara que caia e cortininhas, preferindo os modelos com mais sustentação. São recomendados sutiãs com bojo (sem enchimento), alças largas e estampas discretas. Chame a atenção para a calcinha.

Bumbum pequeno: calcinhas menores e com lacinhos largos nas laterais são as melhores apostas. Também está liberado abusar de estampas e cores claras para valorizar a região.

Cores:
A regra básica é a seguinte: famílias de cores muito próximas ao seu tom de pele devem ser evitadas, até mesmo em estampas, pois apagam o visual. Confira as sugestões que mais funcionam para cada caso.
Pele branca: aposte nos tons fechados (azul petróleo, azul marinho, cinza, chumbo, marrom) ou vibrantes (laranja, vermelho, vinho), e estampas de fundo escuro. Passe longe de tons pastel!

Pele branca rosada: prefira também os tons mais escuros e fechados, como verde escuro, preto, azul marinho, royal, petróleo e afins, para contrastar. Estão proibidos os tons pastel e estampas em tons de vermelho e rosa.

Pele amarelada/oriental: opte por estampas de fundo escuro, cores escuras (azul e violeta, por exemplo) e nem pense em usar tons amarelados, que não valorizam sua beleza.

Pele morena: quase todos os tons são permitidos e combinam perfeitamente com a cor quente da pele morena, evite apenas os beges e tons de areia.

Pele negra: abuse das estampas em tons claros, azul, violeta e principalmente amarelo sol, que ilumina a pele negra e a deixa ainda mais radiante.

Pele bronzeada: branco, azul, vermelho, laranja e tons pastel caem bem, mas cuidado com transparências

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Ter quantos sapatos no closet??

A paixão por sapatos costuma ser comum entre as mulheres, e não importa o modelo: salto alto, sandálias, sapatilhas; cada uma tem suas preferências. Algumas atrizes, cantoras e colecionadoras do acessório chegam a ter mais de 300 pares, mas você não precisa de tudo isso para ter um armário completo.
Saiba que apenas cinco modelos são suficientes para estar preparada para qualquer ocasião. Confira quais são estes sapatos:
Scarpin preto: o modelo é clássico e vai facilmente do trabalho à festa com elegância.
Peep-toe: feminino e delicado, combina bem com saias e jeans de corte reto, calças e bermudas de alfaiataria.
Rasteirinha: a melhor opção para encarar o verão, tanto pelo conforto quanto pelo frescor.
Sapatilha: por ser muito confortável, é o sapato ideal para o dia a dia. Alguns modelos, mais elaborados e chiques, podem inclusive fazer parte de um look festivo.
Tênis: para passear, um modelo casual e leve funciona bem. Quem gosta de praticar esportes deve investir em um calçado mais adequado, com amortecimento e características específicas.
É verdade que um sapato bonito valoriza a produção, mas é possível manter o guarda-roupa atualizado sem exagerar nas compras. Só não se esqueça de manter os cuidados com os pés em dia, para garantir que o visual estará bonito por completo.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Sucos desintoxicantes

Os sucos desintoxicantes promovem uma verdadeira faxina no organismo. Eles eliminam as toxinas acumuladas por excesso de alimentos gordurosos e nocivos à saúde. Depois de saborerar uma ceia de Natal bem farta, aposte em uma destas receitas de sucos desintoxicantes e digestivos para equilibrar seu organismo.

Suco desintoxicante

Ingredientes
- 4 cenouras sem casca
- Suco de 2 limões
- 1 colher (sopa) de linhaça triturada

 Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida. Para melhor absorção, consuma em jejum.

Suco desintoxicante e antiansiedade

 Ingredientes
- 1 limão pequeno
- Suco de 2 laranjas-lima
- 6 folhas de alface
- ½ copo de água

 Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe e consuma imediatamente.

Suco digestivo

Ingredientes
- ½ xícara cheia de melão
- ½ xícara cheia de mamão papaya
- 150ml de água de coco
Modo de preparo Bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e servir.
Para outras receitas ótimas de sucos e shakes, ver o site: http://boaforma.abril.com.br/receitas-light/receitas-sucos-drinks.shtml?P2P

Bjos >.<