domingo, 27 de maio de 2012

Higiene íntima: Como proceder?


Todos os meses é a mesma história, TPM e Menstruação, ninguém merece! Mas, fazer o quê..não temos culpas de nascer mulheres, creio que um homem não aguentaria o que nós passamos. Mas, enfim temos que lidar com isso com naturalidade e fazer o possível para ficar-mos limpas até mesmo neste período de ''problemas fisiológicos comuns''.
É dificil fazer uma boa higiene quando estamos menstruadas e sabemos que o uso de absorventes, seja ele que tipo for, é prejudicial ao nosso ph vaginal, pelo abafamento que ele tráz á nossa vagina.
Existem no mercado sabonetes íntimos que prometem equilibrar a flora vaginal mas, não se engane, eles são iguais aos outros comuns. Então, não caia nessa armadilha pois ele pode ressecar a vagina e como ele tem um forte ph, não é um produto natural.
Podemos amenizar os odores, usando sabonetes neutros e/ou glicerinados, que evita certas inflamações idesejaveis e não altera o ph vaginal, diferente dos sabonetes íntimos.
Ao fazer as necessidades fisiolóficas (nº1 e 2..rsrs) use papel sem perfume (neutro), pois os papéis com perfume irritam a pele vaginal e anal que são supersensíveis. Faça a limpeza corretamente de frente para tráz, como nossas mães ensinaram quando éramos crianças, é o geito certo.
Use calcinhas com forro 100% algodão para que a pele respire com frequência, os ginecologistas recomendam usar as calcinhas de algodão sempre, pois evita irritação nessa região tão sensível. Evite usar calcinhas rendadas, pois provocam assaduras e não é legal sentir aquela renda friccionar sua virílha.
Os absorventes são os maiores aliados nossos quando estamos menstruadas. Existem 2, os mais usados, são os externos e os internos. Os externos são revestidos de várias camadas que absorvem o ''sangue'' e podem ser usados tanto durante o dia quanto á noite, esse ultimos são específicos pois são maiores. Prefira os sem perfumes pelo mesmo motivo acima, do papel. Eles devem ser trocados de 3 em 3 horas, pois acumula sujidades e abafa o canal vaginal. O absorvente interno é o mais fácil e ''menos nojento'' na minha opinião, pois não permite vazamentos quando o fluxo de sangue é maior. Troque-os de 4 em 4 horas, se você não sabe usá-lo, leia as instruções da caixinha ou da ''bula''.
 Quando for higienizar a região íntima, prefira fazer com água morna (levemente quente) para não ficar vermelho. Não faça chuveirinho, somente com recomendação médica, pois isso também diminui o ph vaginal que, a flora fica propensa para inflamações como candidíase, gardnerella e tricomonas (são vaginites) que possuem cheiro desagradável e secreções que pode ser provocadas por fungos e bactérias (saiba mais sobre essas doenças no blog saúde em foco: http://www.rosisaudeemfoco.blogspot.br/).
Precisamos estar com a higiene íntima bem feita sempre, pois sentimos confortáveis e confiantes quando, apesar de estamos menstruadas, estamos coma  pele limpa e seca. Então, dê uma leve atenção para a hgiene íntíma nesse período, vai fazer toda a diferença.
Encerro esse post com mais uma preciosa dica. quando passar o período menstrual, que tal dormir sem calcinha? Se você não é adepta á isso, vai gostar muito
dessa dica pois a pele respira mais e evita assaduras por fricção da calcinha, tornando seu sono mais confortável e sua vagina mais macia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário