quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Unhas encravadas

Você tem ou já esteve com a unha encravada? Seja dos pés ou das mãos, a unha encravada encomoda muito. Nos pés, colocar sapatos fechados, nem pensar; e nas mãos, é um encômodo até para lavar a louça.
Eu já senti isso na pele, ou melhor, na unha..rsrs!
Não importa como eu cortava as unhas, elas encravavam.
E, qualquer calçado que fosse usar, até mesmo os abertos, incomodavam.
Pessoas pisavam, ou até mesmo, batia nas pedras e machucava mais ainda.
Foi pensando nessa dificuldade que tive, que resolvi compartilhar com vocês minha experiência com isso.
O que fiz para acabar com isso foi, tirar a unha encravada no hospital. Foi bem rápidinho e com anestesia local. Depois disso, nunca mais aconteceu. Só cuido até hoje para que não encrave e a maneira em que corto as unhas.
Tomei essa atitude antes que infeccionasse. Foi a melhor coisa que fiz.

Eu pesquizei sobre o assunto e encontrei mais alguns tratamentos para unhas encravadas.

O que é unha encravada

A unha encrava, cujo termo médico é onicocriptose, é uma forma comum de doença da unha. Ela geralmente é uma condição dolorosa, na qual a unha cresce de uma forma que encrava em um ou ambos os lados da sua base. Embora unha encravada possa acontecer nas mãos, ela mais comumente ocorre nos pés. Uma unha encrava muitas vezes não está realmente “encravada”. A aparência de estar encrava pode na verdade ser resultado de inflamação da carne ao redor da unha.

Sinais e sintomas da unha encravada

Os sintomas de unha encravada incluem dor ao longo das margens da unha, dor que piora quando se usa calçado apertado, e sensibilidade à pressão de qualquer tipo. Batida em no dedo afetado pode causar dor forte. Unhas encravadas podem ficar facilmente infectadas, a não ser que se tenha cuidado especial para tratar cedo e manter a área limpa. Sinais de infecção incluem vermelhidão e inchaço da área ao redor da unha, pus, e liberação de líquido tingido de sangue. O principal sintoma de unha encravada é inchaço na base da unha no lado em que ela estiver encravando (pode ser em ambos os lados).

O que fazer para prevenção da unha encravada

O local mais comum para unha encravada é o dedão do pé, porém essa condição pode ocorrer em qualquer unha. Prevenção de unha encravada pode ser feita cortando as unhas retas, as unhas não dever ser cortadas ao longo da curva nem muito curtas. Para prevenção de unha encravada também deve-se usar calçado apropriado, que não seja muito pequeno ou apertado.
Tratamento para unha encravada

O tratamento para unha encrava vai desde imersão da área afetada em solução até cirurgia. O método apropriado depende da gravidade da condição. Em quase todos os casos a drenagem de sangue e líquidos deve ser feita por um médico especializado. Unha encrava é muitas vezes resultado de infecção bacteriana, a qual pode ser tratada imergindo a área afetada em solução anti-bacteriana por 30 minutos durante alguns dias.

O que fazer para tratamento caseiro de unha encravada

Em casos leves, a pessoa pode fazer tratamento caseiro, que inclui imersão da unha afetada em água morna e sais de Epsom, e aplicação de anti-sépticos. Isso pode permitir que a carne inflamada cure, e que a unha cresça para fora de modo que possa ser cortada apropriadamente. Caso a unha encravada piore, deve-se procurar um médico para tratamento.
Tentar forçar a unha para fora é uma das piores coisas que a pessoa pode fazer, pois isso poderia piorar a infecção e ocasionar mais inflamação. É melhor deixar a unha quita, sem apertar, e lidar com a infecção.

Adicionalmente, meias e calçados podem ser um local de procriação para as bactérias que estão causando a infecção. As meias devem ser trocadas no mínimo diariamente, e removidas à noite para permitir que a unha fique fresca e seca. Os calçados devem ser mantidos secos e tratados com produtos anti-bactericidas para sapatos.

Dica: Se o caso de unha encravada voltar, você pode consultar um podologista para descobrir a causa do problema e assim, combatê-lo sem stress.
Costume seus pés de usar sapatos baicos e abertos, para que o problema não aumente e possa causar inflamação por fungos ou bactérias, esses bichinhos adoram os pés suados (molhados) e quentes.

Se você gostou desta matéria, compartilhe com suas amigas e não esqueça de comentar.
Grandes beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário