domingo, 4 de novembro de 2012

Saiba como escolher o desodorante ideal

O desodorante é um item importante nos cuidados diários com o bem-estar, a higiene e a saúde. Mas você chega na gôndola do supermercado e se depara com inúmeros tipos: roll-on, aerossol, em creme, com perfume, sem perfume. Entre tantas opções, qual escolher?
Conversamos com duas especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), dra. Katleen Conceição e dra. Thais Pepe, que esclarecem dúvidas simples sobre o uso do desodorante.
“Desodorante, antitranspirante, antiperspirante, cada um serve para uma necessidade específica”, adianta dra. Katleen Conceição, também dermatologista da Clínica Paula Bellotti. 'Inclusive aerossol, roll-on, com perfume e sem perfume têm diferentes funções”, afirma.

Desodorante: escolha de acordo com a necessidade
Deve-se observar qual é a necessidade e, então, buscar o produto adequado, pois existem desodorantes para pessoas que suam em maior quantidade, para peles sensíveis, para clarear e hidratar as axilas, entre tantos outros.
'Quem tem pele sensível deve usar desodorantes sem álcool, sem perfume, em creme ou na versão roll-on. Para aqueles que desejam controlar o suor, os antitranspirantes são os mais indicados. Mas, se o objetivo for apenas combater o odor, o desodorante comum é uma boa opção”, afirma dra. Katleen Conceição.

Hiperidrose e Bromidrose
'A primeira coisa a se verificar é a quantidade de suor, pois tem pessoas que transpiram mais. Podem ter hiperidrose, por exemplo, que é suar excessivamente. Para esses casos, o ideal é usar desodorante antiperspirante com cloridato de alumínio, que ajuda a diminuir a produção de suor.
Outra opção é fazer botox, que bloqueia as glândulas sudoríparas e a pessoa deixa de suar pelas axilas. É um procedimento não prejudicial à saúde, pois não necessariamente se precisa suar por essas glândulas já que o suor ocorre pelo corpo todo. Porém, o botox não é definitivo, dura cerca de nove meses.
Que tem bromidrose, que é o odor, o mau cheiro, precisa fazer um tratamento à base de antibiótico tópico”, explica a dra. Thais Pepe.

A função do desodorante
Desodorante, antitranspirante e antiperspirante têm diferentes funções.

Desodorante: Ele apenas camufla o cheiro ruim e pode não proteger por muito tempo. Quem não abre mão da fragrância deve escolher os desodorantes com antissépticos como o triclosan e sais de amônio quaternário, cuja função é inibir a proliferação das bactérias na pele.

Antitranspirante: Sua função é mais específica do que a do desodorante, ele forma uma película gelatinosa que bloqueia os poros e fecha cerca de 50% das glândulas sudoríparas, evitando a transpiração excessiva.

Antiperspirante: Combate o odor da sudorese e permite o fluxo da transpiração, não bloqueando de vez o suor, o que é bom para a saúde.

Eficiência
Segundo dra. Katleen Conceição “há diferenças em relação à eficiência”:

Aerossol - Espalha partículas na aplicação, deixa aquela película branca, não manchando a roupa.

Roll-on - Se aplicado em excesso, forma uma camada grossa de creme sobre a pele, podendo manchar a roupa. Tem na fórmula o zircônio, um ingrediente que superpotencializa a ação antitranspirante, pois forma uma película protetora nas axilas e é liberado de pouquinho em pouquinho ao longo do dia. Desta forma, sua duração é maior.

Com perfume - Os desodorantes com perfume podem alterar o pH da axila, além de proporcionar infecção de fungos e bactérias. Para a pessoa que sua muito, por exemplo, o ideal é que utilize o antitranspirante.

Sem perfume - Ideal para quem tem pele sensível. Também deve ser sem álcool, de preferência na versão creme ou roll-on.

Alergia
'Algumas pessoas sentem alergia a alguns desodorantes devido a conservantes que existem nas fórmulas desses cosméticos, como o parabeno, a isotiazolinona e o fenoxietanol, que podem causar irritação e deixar a pele do local áspera e ressecada. Em casos de alergia, deve-se consultar um dermatologista para manipular um desodorante sem conservantes', orienta dra. Katleen Conceição.

Escurecimento da pele
'Não é o desodorante que escurece a pele, mas sim o ato de 'traumatizar' as axilas com depilação com gilete, por exemplo. Fazer definitiva é uma boa solução”, indica a dra. Thais Pepe.
'Desodorante com fórmula em creme costuma ter ingredientes que não irritam peles sensíveis e recém-depiladas, hidratando a pele. Evite versões com álcool e dê preferência a desodorantes com fórmulas hidratantes. No caso da aplicação, o ideal é sempre utilizar o produto cerca de 30 minutos após a depilação', adverte a dra. Katleen Conceição.

Aplicação do desodorante
Segundo a dra. Thais, 'o ideal é lavar bem as axilas antes de aplicar o desodorante. Após o banho, com a axila seca, por exemplo, aumenta a absorção. Evite passar por cima do suor para evitar mais odor”.

Cuidados durante o verão
'Mantenha as axilas sempre bem limpas e secas, bem depiladas, e evite roupas sintéticas. O desodorante comum combate as bactérias que causam o cheiro forte do suor, e o antitranspirante, por sua vez, minimiza o volume de transpiração produzida pelo organismo. Por isso, ele é o ideal para o verão!” indica a dra. Katleen Conceição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário