terça-feira, 27 de novembro de 2012

Saúde: O que se pode comer ''na rua''??

Essa pergunta é dificil responder porquê em todos os lugares que passamos existem gostosuras que nos chamam atenção. Quem um dia não passou por uma barraquinha de churros e quiz experimentar? Ou o cheirinho de pipoca doce que veio ao seu nariz e você ficou com vontade de comer?....Humm, deu até água na boca!
Pois é, mas sabemos que com o calor que está fazendo por esses dias devemos ficar ''de olho'' no que comemos na rua. E geralmente, nem nos preocupanos com isso. Mas, é importante saber o que está comendo e como foi feito o seu alimento preferido.
Está comprovado que no verão os hospitais ficam lotados por intoxicação alimentar. Isso é mais comum do que você pensa!
Comer fritura ou comidas gordurosas e fortes na praia podem ser um índice de intoxicação estomacal. Por isso, controle-se! Os microorganismos estão em todos os lugares nesse clima.
Mas, como evitar intoxicação? O que se pode comer na rua? O que devemos observar no alimento ou no local em que ele está sendo feito?. Acalme-se! Não se desespere! Aí vão as dicas para você se alimentar sem medos:
  • Evitar comer sanduiches na rua;
  • Só comer alimentos que tenham boa procedência, como em restaurantes ou lanchonetes em que os alimentos não fiquem expostos;
  • Na praia, o ideal é levar seus alimentos de casa, evitando comprar sanduiches, sucos e espetinhos dos vendedores livres;
  • No verão, em dias de muito calor, evitar comer maionese, ou outros molhos que possam estragar com certa facilidade;
  • Não comer alimentos mal passados;
  • Sempre lavar as mãos com água e sabão antes de comer;
  • Se você não resisiti em comer de barraquinhas, observe se o local é limpo e se os alimentos ficam expostos e saiba a procedência dos ingredientes.
A intoxicação alimentar pode ser causada por diversos microorganismos que se proliferam em alimentos mal passados ou mal conservados, afetando adultos, idosos, jovens e crianças.
Seus principais sintomas são o vômito e a diarreia que surgem algumas horas após comer o alimento contaminado, e podem durar de 2 a 8 dias.
O tratamento para a intoxicação alimentar é feito com hidratação e repouso, não sendo necessário tomar nenhum remédio específico, mas se os sintomas forem persistentes pode haver necessidade de internamento hospitalar para evitar um quadro de desidratação.

Bem..é isso. Espero que o post de hoje tena ajudado e conscientizado você.
Lembre-se: Você é o que come! Então cuidado com os alimentos excessivos.
Bjokas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário