segunda-feira, 16 de julho de 2012

Saúde bucal II: Por quê usar fio dental?

Fio dental

É muito importante limpar entre os dentes para prevenir a cárie, as doenças da gengiva e o mau hálito. O fio dental permite que você limpe áreas que estão fora do alcance de sua escova de dentes. O uso diário do fio dental é tão importante quanto a escovação.

Como eu devo usar o fio dental?

Pegue cerca de 50 centímetros de fio dental e enrole frouxamente a maior parte dele em volta de cada dedo médio, enrole mais em um dedo que no outro, deixando 5 centímetros de fio entre eles.
Com os seus polegares e os dedos indicadores segurando o fio estendido, deslize-o suavemente para baixo entre os seus dentes, tocando suavemente a sua gengiva.
Curve o fio em volta de cada dente dando a forma de um "C" e mova-o para cima e para baixo nos lados de cada dente, inclusive abaixo da linha gengival, no sulco gengival. Desenrole um novo pedaço do fio conforme você passa de dente para dente, porque ele vai perdendo sua capacidade de deslizar.
Logo no início, passar o fio dental pode parecer um tanto incômodo. Mas insista! Com apenas um pouco de paciência e um pouco de prática, isto se tornará tão natural como escovar os seus dentes.

Quanto tempo leva para começar a me sentir recompensado?

O fato é que o uso do fio dental proporciona benefícios inquestionáveis que começam no primeiro dia. Após o uso do fio dental, seus dentes e suas gengivas parecerão mais limpos uma vez que o fio alcança áreas que a sua escova de dentes não consegue alcançar. Seu hálito ficará mais fresco, e a saúde de sua gengiva melhor.

Minhas gengivas sangram quando eu uso o fio dental, devo parar quando isto acontece?
É muito comum as suas gengivas sangrarem quando você começa a usar o fio dental pela primeira vez. Isto pode ser um sinal de que você tem alguma forma de doença nas gengivas. Após alguns poucos dias de uso do fio dental, o sangramento deve parar conforme suas gengivas se tornam mais saudáveis. Se o sangramento persistir, consulte o seu dentista.

Qual é o melhor tipo de fio dental?
Embora exista um grande número de tipos diferentes de fios dentais, todos são próprios para alcançar entre os dentes e abaixo da linha gengival para remover a placa. O fator mais importante é achar um fio dental que seja mais confortável e fácil para você usar.
Alguns dos fios dentais mais novos, são projetados para serem fáceis de usar. Eles não soltam fiapos e deslizam suavemente entre os dentes, proporcionam um sabor refrescante quando você utiliza, criando uma sensação de frescor e limpeza em sua boca.

Existem fios dentais para condições especiais?
Se você usa aparelhos ortodônticos ou tem prótese fixa que interferem com o uso normal do fio dental, você pode utilizar o passa fio que é de plástico com uma abertura para colocar o fio permitindo inseri-lo entre os dentes, em volta do aparelho, ou sob a prótese fixa. A limpeza dos espaços entre os dentes fica mais fácil usando o passa fio.

Meus dentes são bastante separados, assim mesmo tenho que usar o fio dental?
Mesmo que você tenha dentes bastante separados, ainda assim as placas se formam entre eles e nas áreas abaixo da gengiva onde sua escova de dentes não pode alcançar. Além do uso do fio dental, o seu dentista pode também recomendar o uso de uma escova de dentes interdental. Esta escova de dentes tem uma cabeça cômica ou cilíndrica muito pequena com cerdas finas, ideal para a remoção de placas entre dentes bastante separados.
Se você tem dentes bastante separados, aparelhos ortodônticos, pontes, ou implantes, você pode se beneficiar de uma escova interdental. Esta escova de dentes tem uma cabeça cônica ou cilíndrica bastante pequena com cerdas finas, que complementam a limpeza nos espaços dentais.

Quando uma criança deve começar a usar o fio dental?
Na prática é quando dois dentes se tocam lateralmente. Isto acontece primeiro com os dentes posteriores. No início você deve passar o fio dental para elas, mas elas eventualmente terão que aprender a fazê-lo sozinhos. Você deve continuar a supervisionar o uso do fio dental até que seu filho esteja apto a fazer todo o trabalho por conta própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário