terça-feira, 28 de agosto de 2012

Você costuma olhar o prazo de validade de seus produtos de beleza?

Quem nunca se perguntou sobre o prazo de validade dos seus cosméticos ou maquiagem? Essa questão é uma dúvida comum que surge, principalmente, quando nos deparamos com um produto vencido que, eventualmente, ainda mantínhamos um uso contínuo.

A PERGUNTA É: O QUE FAZER?

Percebeu que o prazo de validade do seu cosmético venceu e então vem a pergunta: o que devo fazer? Claro que a primeira resposta que vem à mente é jogar o produto imediatamente no lixo. A atitude está correta, mas saiba que todo cosmético tem uma tolerância de tempo pelo qual o produto ainda se encontrará em boas condições.
Obviamente que tudo depende de alguns fatores, como composição, fabricação, modo de utilização e, principalmente, armazenamento. Após o prazo de validade vencido, o produto ainda resiste por aproximadamente mais duas semanas sem perder seus princípios ativos ou causar danos à saúde. Depois desse tempo, a primeira consequência é que o produto não terá mais efeito algum.
Passado o tempo de tolerância, as moléculas de qualquer produto entram em processo de oxidação, podendo causar irritações e alergia quando em contato com a pele.

FUJA DO PERIGO

Para identificar um cosmético vencido atente se ele possui alguma alteração física, de cheiro e textura. Se isso acontecer, suspenda o uso imediatamente. Produtos como os derivados de óleo ou de manteiga vegetal e protetores solares possuem fórmulas mais sensíveis e, após o vencimento, se degradam facilmente.
Perfumes vencidos também podem ser nocivos e causar irritação, principalmente por conta do álcool encontrado em sua formulação.

E MAQUIAGEM, TAMBÉM ESTRAGA?

Sim. Embora a aparência da maquiagem não sofra alterações tão bruscas quanto a de um cosmético, o prazo de validade deve ser igualmente respeitado.
A região dos olhos, por ser a mais sensível, é a que mais pode sofrer as consequências de um produto vencido, podendo causar de conjuntivite a úlcera na córnea.  Região dos lábios também é bem sensível, por isso cuidado com o batom, gloss ou protetor labial.

COMO CONSERVAR SEUS COSMÉTICOS E MAQUIAGENS

- Crie o hábito de etiquetar com o prazo de validade bem visível todos seus cosméticos e maquiagens.
- Guarde seus produtos em um lugar seco e arejado, longe do sol, da luz e da umidade.
- Não guarde sua maquiagem no banheiro ou no carro.
- Evite emprestar seus produtos de beleza para amigos e familiares. Quanto menos contato com outros corpos, menor o risco de bactérias se instalar neles.

Se gostou das dicas, compartilhe meu blog e repasse para outras mulheres que amam o assunto.
Bjos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário