terça-feira, 22 de maio de 2012

Anticoncepcional: benefícios á favor da beleza

Com finalidade restrita à prevenção da gravidez indesejada, as pílulas anticoncepcionais, popularizadas durante a década de 60 foram extremamente importantes para libertação das mulheres e, ainda hoje, são peças fundamentais para o planejamento familiar, uma vez que o sexo feminino aparece cada vez mais atuante dentro do mercado de trabalho e ativo no comando financeiro da casa. No entanto, com a evolução das pílulas ao longo desses anos, o medicamento deixaram de ser apenas um método contraceptivo e passou a ser um verdadeiro aliado nos tratamentos estéticos.

Com baixa dosagem hormonal e grande semelhança aos hormônios produzidos pelos ovários femininos, os anticoncepcionais são considerados um dos métodos mais populares e eficazes no controle hormonal, além de serem combatentes poderosos para quem está à procura de métodos que auxiliem na guerra contra a celulite, queda de cabelos e oleosidade da pele. De acordo com o ginecologista e especialista em reprodução humana, José Bento de Souza, isso acontece porque os mesmos hormônios das pílulas que previnem a gravidez são quase iguais aos fabricados pelos ovários femininos e esta semelhança química permite que os mesmo tenham funções parecidas com os produzidos pelas mulheres, o que pode ajudar na beleza da pele, do corpo e até mesmos dos cabelos. O médico ainda ressalta que para trazer os resultados esperados, a combinação entre a mulher e sua pílula precisa ser perfeita, de outra forma ela não contribuirá com tais benefícios. "Existem hormônios que variam de uma pílula para outra, por isso é tão importante que a mulher use o método que favoreça seu organismo e que combine com os seus hormônios naturais", explica.

Outro ponto favorável é na prevenção contra a queda capilar, que está bastante atrelada ao ciclo menstrual e, por isso, o uso dos anticoncepcionais podem auxiliar na diminuição da queda dos fios. Já os contraceptivos que possuem em sua composição drospirenona ou acetato de ciproterona contribuem bastante para a redução da oleosidade da pele, uma vez que são capazes de reduzir a produção das glândulas sebáceas, grande responsável pela acne e oleosidade na raiz dos cabelos. Curtiu a dica e quer saber mais sobre o que as pílulas anticoncepcionais podem fazer pela sua beleza? O especialista aponta quais os principais componentes que podem ajudar a manter pele, corpo e cabelos mais bonitos e saudáveis:

Cafeína - ajuda a eliminar os quilos a mais
Zinco, ferro magnésio, vitaminas A,C e E - pele, unhas e cabelos mais bonitos
Ácido linoleico - contribui para diminuir a oleosidade da pele e dos cabelos

O ginecologista ainda ressalta que é fundamental a orientação de um profissional para que os anticoncepcionais sejam prescritos, além de indicar o uso correto e apontar a melhor combinação de hormônios para cada organismo.

Outros benefícios:
  • TPM: Os efeitos da TPM (tensão pré menstrual) pode ser reduzido ou evitado com o uso da pílula.
    A TPM acontece porque os hormônios se desequilibram e os hormônios que contém nas pílulas auxíliam nesse equilibrio.
    OBS: Importante ter na formulação da pílula a drospirenona.
    * Nas fases do ciclo menstrual nosso organismo sofre, tornando-se mais vulnerável, fazendo com que tenhamos sensações desagradáveis.
    Como:  DOR DE CABEÇA, CÓLICAS, IRRITAÇÕES, ALTERAÇÕES DE HUMOR
    A a pílula também pode reduzir ou até evitar os problemas citados acima.
    OBS: Importante ter na formulação da pílula a drospirenona, progesterona, desogestrel, levonorgestrel ou noretisterona.
    Além dos “problemas mensais” femininos, a pílula nos traz mais alguns benefícios!
  • Protege contra a Endometriose.
    Doença grave que causa dor e até a infertilidade feminina.
  • Ganho de peso.
    No período menstrual algumas mulheres engordam pelo menos três quilos, devido ao inchaço.
    Ingerir pílulas combinadas com drospirenona possuem uma ação diurética, diminuindo o inchaço.
  • Acne;
  • Distúrbios osseos;
  • Câncer de colo retal
  • Mioma uterino;
  • Artrite reumatóide;
  • Distúrbios de sangramento;
  • Doença inflamatória pélvica;
  • Regula a menstruação;
  • Diminui doenças de mama.
Resumindo: 
A beleza vêm de dentro pra fora, se você está de bem com seu organismo, sua saúde agradece e sua beleza ressalta aos olhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário