quinta-feira, 7 de junho de 2012

Perfumes: A sua marca registrada

Todos nós temos um cheiro na lembrança que pode ser de uma pessoa, um lugar ou um objeto do passado que nos traz coisas boas. O perfume simboliza lembranças de tempos passados e ao mesmo tempo nos faz lembrar de algo inesquecível que nos deixa felizes.
Qual o tipo de perfume que você aprecia? Doces, florais, musk? O perfume é um acessório tanto de sedução como sua marca registrada, que a faz sentir-se bem usando-o. Não importa seu gosto, seu cheiro é algo que sempre será lembrado, tanto pelos seus familiares quanto para outras pessoas.
Existem tipos de perfumes para serem usados em cada ocasião. É importante saber usá-los em conformidade.

Tipos de perfumes:

  • Cítricos Florais ou Frutados: As matérias-primas são extraídas de cascas de frutas cítricas como lima, limão, laranja, bergamota, etc.
  • Florais Aldeídos: As matérias-primas são extraídas de flores.
    São perfumes românticos, delicados e discretos
  • Fougère ou Amadeirados: As matérias-primas são leves e frescas extraídas normalmente da madeira, tubérculos e raízes. São utilizados em fragrâncias masculinas.
  • Chipres Florais: As matérias-primas são extraídas de musgos, normalmente, do carvalho. São perfumes clássicos e sofisticados
  • Orientais Florais: As matérias-primas são à base de âmbar, baunilha e tuberosas. São perfumes fortes, marcantes, misteriosos e super sensuais.
  • Couros Secos: As matérias-primas são extraídas do tabaco, de madeira, couro, musgos, etc. São fragrâncias extremamente secas que tentam reproduzir o aroma do couro
  • Aldeídos Florais: São geralmente misturas sintéticas (os aldeídos). Possuem uma certa frescura inicial característico e picante.
  • Aromáticos Secos e Frutados: As matérias-primas são a base de cominho, manjericão, estragão, cravo, canela, noz moscada e pimenta. São misturas de secos e frutados que criam uma fragrância híbrida.


  • Como escolher o perfume certo e não cometer exageros?


    Consultamos Renata Aschar, especialista e autora dos livros: "Guia de Perfumes" e do best seller "Brasilessencia: A cultura do perfume", para nos dar dicas infalíveis sobre como usar esta arma poderosa a seu favor.
    Inicialmente questionamos Renata sobre como escolher um perfume. A especialista foi enfática ao dizer que é fundamental testar a fragrância na própria pele, mas faz um alerta: "as condições de saúde interferem na química do corpo, portanto evite testar o perfume após alimentação pesada ou condimentada e depois de exercícios físicos vigorosos. Para descobrir o verdadeiro aroma na sua pele é preciso aguardar, pelo menos, uma hora após a aplicação, para o desenvolvimento das três fases da difusão da fragrância: as notas de saída que duram no máximo 15 minutos; as notas de coração que são liberadas a partir do aquecimento da pele e duram 40 minutos; e as notas de fundo, as mais tardias, porém mais persistentes", ensina Renata.
    Ok. Mas estamos no verão e transpiramos demais, e isso também altera a química da pele e conseqüentemente do perfume. Para não errar em dias quentes, Renata sugere aromas leves, como os florais frutais, as lavandas, os cítricos e até mesmo os unissex.
    Para não errar a mão, na hora de passar o perfume Renata afirma que vale colocar um pouco na palma das mãos e espalhar fugazmente pelo corpo. Também vale perfumar o rosto: o aroma ficará em contato direto com o olfato do parceiro na hora do romance. Aliás, dizem que uma mulher deve passar perfume onde gostaria de ser beijada. Afinal, em matéria de sedução, o perfume é um poderoso aliado.
    Outra preocupação de quem usa perfume é quanto tempo ele vai ficar na pele. A especialista diz que a duração está relacionada aos seus ingredientes. "Perfumes com ingredientes mais leves e voláteis, quimicamente falando como lavanda e cítricos, evaporam mais rápido na pele. Para maior duração, aposte em ingredientes mais densos como musk, madeiras, âmbar, entre outros.", diz. Aplique o produto no pulso - perfumes duram mais em pontos de maior pulsação, incluindo umbigo, nuca e área atrás dos joelhos. Se for o caso, pode-se aplicar no braço.

    Dicas importantes:

    - Aplicar o perfume em roupas: o odor do tecido se mistura ao da fragrância, alterando o resultado - além de haver o risco de manchar a peça.
    - Aplicar perfume antes de exposição ao sol, pois se trata de um produto químico que pode agir como sensibilizante - e provocar manchas na pele.
    - Misturar fragrâncias. Não misture perfume com desodorantes, cremes ou loções com cheiros diferentes. No caso de shampoo e sabonetes tudo bem, mas no caso do hidratante para o corpo, com certeza, procure sempre usar ambos do mesmo cheiro.
    Caso a pele fique irritada com a aplicação de um perfume, é melhor deixá-lo de lado. A reação indica alergia à fragrância ou a algum de seus componentes.

    Passe o perfume do geito certo:

    Criar perfumes é um trabalho de verdadeira alquimia, pois são as combinações e as proporções de essências usadas em sua fabricação que determinam não apenas o cheiro, mas também sua fixação na pele.
    Geralmente as bases oleosas fixam-se melhor na pele sem alterações bruscas de odor quando se misturam às substâncias de nosso organismo. Em contrapartida, as bases alcoólicas evaporam mais rápido.
    Enquanto alguns perfumes podem acompanhá-la até o dia seguinte, aonde quer que você vá, outros podem ser percebidos por apenas 30 minutos. Os perfumes mais leves, normalmente duram menos tempo. Veja o que fazer para que os perfumes durem mais.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário