terça-feira, 12 de junho de 2012

Auto-massagem: Terapia de relaxamento que você pode fazer em casa

Nos dias de hoje, nós mulheres modernas, vivemos sempre cansadas por causa das nossas vidas agitadas. É casa, marido, filho, trabalho...São tantas as atividades da mulher dentro e fora da família que é raro reservar um tempinho para relaxar e deixar esses problemas algumas horas de lado. Que tal uma massagem para relachar?
Além de relaxar, a massagem tem outros objetivos como, ativar a circulação sanguínea, melhorar a respiração e com isso, afastar os males de dores nos ossos que atingem a maioria ''dos humanos''.
Então, a massagem é uma ótima alternativa de descanso e de estar com seu ''eu interior''.
Você pode fazer massagem 2x por semana e complementar o relaxamento nos outros dias com banhos e compressas quentes. Faça da massagem um hábito saudável.
Neste post darei o passo-a-passo para se auto-massagear. Que tal começar?
Os movimentos da massagem vão ajudá-la a amenizar a retenção de líquidos, funcionando como uma drenagem linfática, intensificando a penetração dos componentes do creme escolhido (cremes hidratantes anticelulite e antiflacidez). Se a massagem for feita da maneira certa e todos os dias (cerca de 30 minutos), os resultados poderão ser vistos em dois meses.
  • Deslize as mãos com certa pressão,em movimentos alternados,em direcção a virilha.
  • Aperte a gordura com a ponta dos dedos e vá levando as mãos do joelho ao alto da coxa.
  • Friccione as mãos com vigor e pressão, do joelho para a anca, activando a circulação.Passe as mãos com firmeza sobre o abdômen, massagando a região no sentido horário.
  • Belisque a gordura e trabalhe a cintura de trás para frente dos dois lados.
    Desloque as mãos de trás para frente na cintura, com vigor e um pouco de força.
- Para aumentar o efeito da auto-massagem, também pode fazê-la durante o banho, com um sabonete suave.- Dispense 5 minutos para cada passo.
 
Você também pode fazer uso de acessórios, como bolas e massegeadores, pode ser eficiente, desde que a pessoa não sinta dor. Os locais que as pessoas se queixam mais de dor é na coluna, pescoço e membros superiores (incluindo os ombros) e inferiores. Veja algumas massagens localizadas e acompanhe:
 
Rosto: 1.Comece com uma fricção circular usando os dedos médio, indicador e anular na mandíbula, abrangendo a gengiva inferior e as glândulas salivares;
2.Continue a massagem na articulação da mandíbula e nesse ponto também faça uma pressão constante com a polpa do dedo indicador.
3.Faça movimentos circulares na região da gengiva superior.
4.Com os dedos polegar e indicador em forma de pinça, pressione levemente a região acima do lábio superior.
5.Continue com um pinçamento com o polegar opondo-se aos três dedos no osso e maçã do rosto, da asa do nariz à orelha.

Nuca: 1.Pressão com os polegares na base do osso occiptal (nuca), seguindo do centro , para as laterais até a linha posterior das orelhas.
2. Com uma das mãos, faça um movimento de pinça, puxando os músculos da face posterior do pescoço. A cada área pinçada movimente levemente (para frente e para trás), a cabeça e região cervical da coluna.
3.Pince os músculos do ombro, seguindo sempre em direção do pescoço para o braço. A cada área pinçada promova pequenos movimentos de ombro. Use a mão direita para pinçar o ombro esquerdo e vice-versa. Repita a massagem no outro ombro.
4. Faça pressão contínua com os dedos médio e indicador no centro do segmento do ombro. Use a mão direita para o ombro esquerdo e vice-versa.

Costas e Coluna 1. Promova uma fricção vigorosa com as mãos espalmadas na região lombar da coluna, onde as dores costumam aparecer com frequência.
2. Use a ponta dos dedos para fazer uma fricção vigorosa e circular sobre o osso sacro com as duas mãos.
3.Flexione o tronco para frente soltando o peso do corpo e expire fortemente. O movimento também pode ser realizado na posição sentada.
4. Sentada na cadeira, eleve o tronco para trás, promovendo um arqueamento do tronco e da cabeça, enfatizando a inspiração e com cuidado para não fazer movimentos bruscos, que podem machucar a lombar.

A drenagem linfática é outro recurso como auto-massagem, ele ajuda á drenar os líquidos do corpo e desinchar o abdomem. Aqui está o passo-a-passo:

1. Comece abrindo os gânglios com leves movimentos circulares na virilha.
Atenção: Para saber se seus gânglios estão retendo líquidos, faça movimentos circulares na região da virilha com a ponta dos dedos. Caso sinta pequenas bolinhas doloridas, a resposta é positiva. Aí, massageie-as levemente. Você sentirá que elas diminuirão. Parabéns! Você acaba de desobstruir seus gânglios.
2. Faça o mesmo atrás dos joelhos.
3. Com uma leve pressão, suba deslizando as mãos por toda a perna. Faça movimentos de baixo para cima. Primeiro, do joelho até a virilha. Depois vá do tornozelo até a virilha, tanto na frente quanto atrás da perna.
4. Divida a coxa em três partes e comece o deslizamento de baixo para cima. Faça isso nas três divisões até chegar ao joelho.
5. Faça o mesmo movimento, agora do tornozelo ao joelho, dividido em três partes.
6. No abdome, faça círculos no sentido horário. Isso ajuda a regular seu intestino.
7. Com os dedos esticados e juntos, puxe a gordurinha da barriga em direção à virilha.
8. Faça movimentos leves e circulares com a ponta dos dedos nas axilas - você estará abrindo os gânglios da região.
9. Comece a drenar os braços. Divida a região entre a axila e o cotovelo em três. A cada movimento de pressão, dê duas apertadinhas. Direcione o líquido sempre para as axilas.
10. Agora, divida o braço, novamente, em três. Só que, desta vez, do pulso até o cotovelo. Drene o líquido em movimento de pulsação (dando duas apertadinhas), para que ele encontre o gânglio da axila. Para finalizar, faça o movimento completo em todo o braço.
Atenção: Repita os movimentos três vezes, de modo suave.
Aproveite nossa dica para relaxar durante a semana. Após o banho é a melhor hora para isso, tempo em que você irá desfrutar de auto-cuidados. Áproveite aquele óleo corporal que você adora para ajudar na circulação sanguínea fazendo movimentos circulares pelo corpo. Faça o mesmo movimento quando estiver usando o sabonete ou esfoliante. Cuide da sua saúde física e mental. Com a prática de exercícios físicos e uma ótima alimentação você estará atingindo o seu ''eu'' máximo e ficará relaxada por muito tempo. Até seu sono será mais tranquilo!
Bem, gostaram das dicas? Então fique ligada, em breve estarei postando a continuação do assunto. Mas, desta vez falarei de outras modalidades de massagens, que fazem de tratamentos para o bem estar e saúde, que por sua vez, são serviços atribuídos aos spás de beleza.
Amanhã tem mais!
Grandes beijos!
>.<




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário