quinta-feira, 14 de junho de 2012

Estrias/Celulite/Varizes - As vilãs da saúde e beleza III

Varizes são dilatações ou tortuosidades de veias do corpo humano. As mais comuns são as varizes dos membros inferiores, sendo estas as alterações patológicas mais vivenciadas pela Angiologia e pela Cirurgia vascular.

Causas
Varizes são mais comuns em mulheres e estão vinculadas a hereditariedade. Gravidez, obesidade, menopausa e envelhecimento são fatores que contribuem para seu aparecimento. 10% da população feminina padece dessa enfermidade, contra apenas 3% da população masculina.

Fisiopatologia
Geneticamente é problema ligado às válvulas internas das veias, cuja função principal é evitar o refluxo do sangue e facilitar o esforço do coração.
Tanto no caso de envelhecimento como no de obesidade, a musculatura não tem tônus suficiente para atuar em paralelo ao coração de modo eficiente.

Complicações
A maioria é relativamente benigna, mas uma circulação debilitada no membro afetado pode levar a sérias complicações.
Em situações de hipertensão portal (devida à cirrose), é muito freqüente a ocorrência de varizes nas anastomoses (junções) entre as veias que drenam para a veia porta e as que drenam para a veia cava. Estas podem ocorrer:
  • Na região periumbilical, causando o sinal da cabeça de medusa;
  • Na região retal, podendo causar o aparecimento de hemorróidas;
  • Nas veias gastroesofágicas, com proeminência para o lúmen (ou luz) do esôfago. Seu rompimento causa hematemese abundante, que pode levar à morte rapidamente.
Outras possibilidades de varizes se dão na vulva, no escroto e embaixo da lingua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário